quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Senadores votam para prosseguir com julgamento de impeachment de Trump, mas condenação pode ser evasiva

 

Reuters


Um Senado dos EUA dividido votou em grande parte ao longo das linhas partidárias nesta terça-feira para avançar com o julgamento de impeachment de Donald Trump sob a acusação de incitar o ataque mortal ao Capitólio, mas a condenação parece improvável, impedindo uma grande mudança entre os republicanos.

O Senado votou 56-44 para prosseguir para o primeiro julgamento de um ex-presidente, rejeitando o argumento de seus advogados de defesa de que Trump estava fora do alcance do Senado depois de ter deixado a Casa Branca em 20 de janeiro.

Os democratas esperam desqualificar Trump de ocupar novamente cargos públicos, mas o resultado de terça-feira sugeriu que eles enfrentam grandes chances. Apenas seis senadores republicanos se juntaram aos democratas para votar a favor de permitir que o julgamento ocorresse, muito aquém dos 17 necessários para garantir uma condenação.


Condenar Trump exigiria uma maioria de dois terços no Senado 50-50.


A votação encerrou um dia dramático na câmara do Senado. Legisladores democratas que atuam como promotores abriram o julgamento com um vídeo gráfico intercalando imagens da violência do Capitólio de 6 de janeiro com clipes do discurso incendiário de Trump para uma multidão de apoiadores momentos antes instando-os a "lutar como o inferno" para reverter sua derrota eleitoral de 3 de novembro.



Senadores, servindo como jurados, assistiram enquanto as telas mostravam os seguidores de Trump derrubando barreiras e atingindo policiais no Capitólio. O vídeo incluiu o momento em que a polícia que guardava a câmara da Câmara dos Representantes atirou fatalmente na manifestante Ashli Babbitt, uma das cinco pessoas, incluindo um policial que morreu no tumulto.


A máfia atacou a polícia, enviou legisladores lutando por segurança e interrompeu a certificação formal do Congresso da vitória do presidente Joe Biden depois que Trump passou dois meses desafiando os resultados das eleições com base em falsas alegações de fraude eleitoral generalizada.


"Se isso não é um crime de impeachment, então não existe tal coisa", disse o deputado democrata Jamie Raskin, que liderou uma equipe de nove membros da Câmara que processam o caso, aos senadores reunidos após mostrar o vídeo.


Ele chorou ao contar como os parentes que ele trouxe ao Capitólio naquele dia para testemunhar a certificação eleitoral tiveram que se abrigar em um escritório perto do plenário da Câmara, dizendo: "Eles pensaram que iam morrer."


Em contraste com a apresentação emocional dos democratas, os advogados de Trump atacaram o processo, argumentando que o processo era um esforço inconstitucional e partidário para encerrar o futuro político de Trump mesmo depois de ele já ter deixado a Casa Branca.


"O que eles realmente querem realizar aqui em nome da Constituição é impedir Donald Trump de concorrer a um cargo político novamente, mas isso é uma afronta à Constituição, não importa quem eles mirem hoje", disse David Schoen, um dos advogados de Trump, aos senadores.


Ele denunciou a "insaciável luxúria pelo impeachment" entre os democratas antes de exibir seu próprio vídeo, que costurava clipes de vários legisladores democratas pedindo o impeachment de Trump desde 2017.


Trump, que foi cassado pela Câmara liderada pelos democratas em 13 de janeiro, é apenas o terceiro presidente na história dos EUA a ser cassado, e o único a ser cassado duas vezes.


Sua defesa argumentou que ele estava exercendo seu direito à liberdade de expressão sob a Primeira Emenda da Constituição quando ele se dirigiu a apoiadores antes do ataque ao Capitólio.


Bruce Castor, um dos advogados de Trump, disse que a invasão do Capitólio por centenas de pessoas "deve ser denunciada nos termos mais vigorosos", mas argumentou que "um pequeno grupo de criminosos", não Trump, foram responsáveis pela violência.


A maioria dos especialistas jurídicos disse que é constitucional ter um julgamento de impeachment depois que um funcionário deixou o cargo.


"Presidentes não podem inflamar a insurreição em suas últimas semanas e depois ir embora como se nada tivesse acontecido. E ainda assim essa é a regra que o presidente Trump pede que você adote", disse o deputado democrata Joe Neguse aos senadores.


A maioria dos senadores no julgamento estava presente no Capitólio em 6 de janeiro, quando muitos legisladores disseram temer por sua própria segurança.


Vários senadores republicanos disseram ter achado a defesa de Trump, particularmente o argumento de Castor, desconexo e incerto.


"Os gestores da Câmara fizeram um caso convincente e cogente. E a equipe do presidente não", disse o senador republicano Bill Cassidy, que votou para adiantar o julgamento.



Apresentação de slides ( 5 imagens )

Cassidy havia votado para bloquear o julgamento por motivos constitucionais no mês passado, um esforço republicano que falhou por 55 a 45. Ele foi o único republicano a mudar de lado na terça-feira, um movimento que levou o Partido Republicano em seu estado natal, Louisiana, a emitir uma declaração repudiando sua decisão.


Assistindo ao processo na TV em seu resort na Flórida, Trump estava insatisfeito com o desempenho de Castor, disse uma pessoa familiarizada com a situação.


Depois que o Senado adiou para o dia, Castor disse aos repórteres: "Eu pensei que tínhamos um bom dia", e disse que não esperava fazer nenhum ajuste em sua defesa planejada em resposta às críticas.


O julgamento poderia fornecer pistas sobre a direção do Partido Republicano após a tumultuada presidência de quatro anos de Trump. Divisões acentuadas surgiram entre os legalistas de Trump e aqueles que esperam mover o partido em uma nova direção. Os democratas, por sua vez, estão preocupados que o julgamento possa impedir a capacidade de Biden de avançar rapidamente uma ambiciosa agenda legislativa.


Mas poucos senadores republicanos parecem dispostos a romper com Trump.


O senador Josh Hawley, que ajudou a liderar a oposição no Senado para os resultados das eleições presidenciais, previu que a votação de terça-feira iria finalmente refletir a decisão final da Câmara.


"Esse provavelmente será o resultado, bem aqui", disse Hawley a repórteres.


Há um ano, o então senado controlado pelos republicanos absolveu Trump sob a acusação de obstruir o Congresso e abuso de poder por pressionar a Ucrânia a iniciar uma investigação sobre Biden e seu filho Hunter em 2019.

Nenhum comentário: