Marcel Oliveira
Por: EMATER - RS
Iniciada no mês de janeiro, a colheita da safra da uva deste ano em Quaraí resultou em mais de 200 toneladas de uvas brancas chardonnay e sauvignon blanc. Fornecidas por 12 produtores do município, com 75 hectares de vinhedos, as uvas estão sendo comercializadas para vinícolas de Santana do Livramento e da Serra Gaúcha.
Já as uvas tintas cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot, tannat e arinarnoa, têm previsão de colheita para o fim do mês de fevereiro e início de março. Devido ao clima seco e ensolarado da região, caracterizado por dias quentes e noites frescas, nesta safra as condições climáticas vêm favorecendo a qualidade da produção.
Segundo o extensionista rural Dinanci Maia, as áreas de vinhedo estão aumentando de forma gradativa e ganhando novas variedades de uvas como teroldego, syrah, marselan e tempranillo. "Há uma boa perspectiva de colheita das uvas tintas, pois a maturação está uniforme, o clima está contribuindo e não há problemas de doenças ou pragas", analisa Maia.
Para o produtor rural Ricardo Dimer Evaldt, da localidade de Areal, as expectativas para a colheita vêm sendo boas, comparadas ao ano passado. Em razão do clima favorável e do manejo adequado da cultura, as uvas alcançam um melhor resultado para a produção de vinho, destaca o produtor. "O mercado procura um vinho leve, aromático e com frescor, por isso as vinícolas não querem as uvas muito maduras, para não perder o aroma da fruta", explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário