sábado, 6 de fevereiro de 2021

Começa a germinação do tomate chileno do deserto

 

                                                          Eliza Maliszewski


Por:  -Leonardo Gottems


No laboratório de Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular do INIA La Cruz inicia-se o trabalho de lavagem, desinfecção e escarificação das sementes do tomate variedade “Poncho Negro”, aplicando todos os protocolos de esterilização para evitar possíveis contaminações. Tudo isso faz parte de um estudo que visa obter plantas de tomate que necessitem de menos água e sejam tolerantes a solos salinos. 



Este é o projeto Plant abiotic stress for Sustainable Agriculture (PASSA) onde são estudadas as características do "Black Poncho", uma variedade local chilena originária do Vale do Azapa que tem uma certa tolerância à salinidade e que será usada para melhorar sua tolerância à salinidade como alternativa de porta-enxerto em variedades comerciais para consumo in natura no Chile. 


Em quatro dias, as plantas estão prontas para serem colocadas em casa de vegetação em condições controladas, onde são avaliadas permanentemente por equipes especializadas. O INIA La Cruz é uma instituição associada ao projeto PASSA (Plant Abiotic Stress for Sustainable Agriculture) do concurso "Science and Technology Research Ring" do Programa de Pesquisa Associativa (PIA) da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (ANID), onde o Dr. Juan Pablo Martínez é o investigador principal do INIA-La Cruz. 


Segundo o Dr. Juan Pablo Martínez, “este projeto é uma oportunidade para gerar novos porta-enxertos em tomate a partir de ferramentas biotecnológicas de ponta como a edição de genes”. Acrescentou que “uma das tarefas do projecto são precisamente as tarefas de germinação a cargo das equipas de laboratórios que se dedicam ao cultivo e obtenção de sementes para garantir que os processos de investigação com este tipo de semente sejam viáveis e de qualidade”. 

Nenhum comentário: