segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Áudio de ministro de Bolsonaro incendeia greve de caminhoneiros

 


                                                             Sheila Flores


Por:  -Leonardo Gottems

Grupos de WhatsApp estão circulando um áudio do ministro bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas, que comanda a Pasta da Infraestrutura, onde ele aparece dizendo que não vai atender a nenhum item da pauta dos motoristas que anunciaram greve para o dia de hoje (segunda-feira). Nesse contexto, a fala atribuída ao representante do governo está sendo muito criticada e inflamou ainda mais o movimento. 



O conteúdo do áudio traz Freitas conversando com um homem que se identifica como vice-presidente da associação de caminhoneiros da cidade gaúcha de Capão da Canoa. Na conversa que teria ocorrido no sábado, o ministro disse que é impossível não só atender as reivindicações atuais, como também fiscalizar o cumprimento dos benefícios conquistados pelos caminhoneiros na greve de 2018. 


Em nota enviada ao UOL, o Ministério da Infraestrutura informou que Freitas conversou, por telefone, com um representante da associação e "reafirmou o seu posicionamento em referência às ações setoriais adotadas pela pasta", além de manter o posicionamento de não negociar quando há indicação de paralisação (leia mais abaixo). 


No início da conversa, ele lembra que sempre recebeu os representantes da categoria para ouvi-los. "Achar que tem que fazer paralisação para conversar... esquece. Na verdade, a paralisação fecha portas", diz. "Enquanto tiver a paralisação eu não converso com ninguém". Segundo alguns membros da categoria, as reuniões feitas com o governo, até agora, não surtiram os efeitos esperados pelos caminhoneiros. 


Os motoristas pedem isenção de impostos nos derivados de petróleo, para derrubar as despesas com combustível, pneus e itens de manutenção; fiscalização nas estradas que garanta o cumprimento da lei que estabelece piso mínimo do frete; gratuidade nos pedágios e outros itens. 

Nenhum comentário: