sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Vinho brasileiro ganha nova Indicação de Procedência gaúcha

 


Por: 

Os enófilos já podem comemorar a novidade que irá movimentar o cenário vitivinícola brasileiro em 2021: a primeira safra de vinhos com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. As 17 amostras de vinhos foram coletadas nesta quarta-feira, 13 de janeiro, e serão destinadas à análise em laboratório e degustação às cegas. Os rótulos aprovados poderão chegar ao mercado ainda esse ano.


O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. Os primeiros vinhos com o Selo oficial são produção de cinco dessas vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.


“A vantagem para o consumidor é que ele vai poder adquirir produtos com um padrão de qualidade, com o padrão da indicação. Porque nós precisamos seguir as regras da indicação de procedência, onde a gente sempre busca aumentar a nossa qualidade dos nossos produtos”, afirma César Curra, Coordenador da Indicação de Precedência dos Altos Montes.


A degustação às cegas, uma das etapas mais importantes do processo de avaliação, deve ocorrer ainda em janeiro e contará com enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e de algumas vinícolas associadas.

Nenhum comentário: