domingo, 31 de janeiro de 2021

Naviraí: Controle de Vetores alerta para manter combate ao mosquito Aedes aegypti

 



Órgão orienta moradores a eliminarem água parada, pois, o período chuvoso e quente propicia a proliferação do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus


A gerente de equipe do Núcleo de Controle de Vetores e Endemias da Prefeitura de Naviraí, Érica Cristina Mattos, está alertando a população em geral sobre urgente necessidade de se manter ações diárias de combate ao mosquito transmissor da dengue.


“O período chuvoso e quente são os mais propícios para a proliferação do Aedes aegypti. Pedimos a atenção de todos porque este mosquito é ardiloso e põe ovos em todos os recipientes com água acumulada. Uma tampa de garrafa, um copo descartável ou um vaso de flor podem se tornar um berço ideal para o mosquito se proliferar”, alerta Érica.


Naviraí possui hoje 27.633 imóveis, sendo residências, comércios, terrenos baldios e pontos estratégicos que compõem 32 áreas, sendo 29 servidores no campo para toda a cobertura. O Controle de Vetores possui 10 equipamentos para borrifação de inseticida, que após aplicado age num raio de 900 m2.


Em 2020 o município de Naviraí notificou 3.200 casos por arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, sendo que 1.120 casos de dengue foram confirmados, resultando na morte de três pessoas, assustando as autoridades e exigindo campanhas frequentes de combate e prevenção.


Em função destes registros, Érica Mattos orienta e informa que são recipientes artificiais as latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água destampadas, pratos sob vasos de plantas, piscinas e lajes descobertas que possam armazenar água de chuva. Cita também os criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.


“Os recipientes artificiais precisam ser examinados e a água eliminada. Somente com o apoio da sociedade o combate ao mosquito será mais eficaz. Precisamos da participação de todos para que neste verão não tenhamos uma epidemia de dengue em nossa cidade. A conscientização e a prevenção são fundamentais. Juntos poderemos vencer esta guerra contra o mosquito”, finaliza a gerente do Controle de Vetores.


(*Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)


Fonte: Prefeitura de Naviraí


Nenhum comentário: