quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Vacinação é ampliada para mais um grupo prioritário em Mato Grosso do Sul

 


Glaucea Vaccari

A vacinação contra a Covid-19 será ampliada para mais um grupo prioritário e idosos acima de 80 anos começarão a ser imunizados nesta sexta-feira (29), em Mato Grosso do Sul.


Até então, apenas profissionais de saúde da linha de frente da pandemia; idosos internados ou residentes em asilos e indígenas. 



De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a ampliação do público-alvo será feita conforme o Estado receber novos lotes de vacina.


Ele afirmou ainda que o objetivo é proteger as populações que são mais vulneráveis ao vírus.


“Estamos vacinando os públicos prioritários e vamos ampliando na medida que forem imunizando as pessoas e com a chegada de novos lotes de vacina”, destacou.


Inicialmente, 10.200 pessoas acima de 80 anos serão vacinadas no Estado.


Secretária Estadual de Saúde (SES) enviará este quantitativo de doses a todos os municípios do interior, que receberão doses proporcionais.


No total, há 51 mil idosos acima de 80 anos em Mato Grosso do Sul. Desta forma, as doses disponibilizadas vão imunizar 20% desse público.


Mato Grosso do Sul já recebeu 190 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 158 mil da Coronavac e 32,2 mil da Oxford-Astrazeneca.


A imunização dos primeiros grupos começou no dia 18 de janeiro.


Ontem (27), o governo recebeu 269.800 agulhas e seringas para reforçar a Campanha de Imunização contra à Covid-19 em Mato Grosso do Sul.


No total, conforme a SES, há mais de 2,5 milhões de seringas e a agulhas em estoque, além de dois processos para aquisição de mais insumos em andamento.


A secretaria ressalta que, mesmo já imunizado, o paciente demora cerca de um mês para criar imunidade contra o vírus, por isso, é aconselhado o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Nenhum comentário: