quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Soja da China sobe de 2 a 5 dólares/t

 

                                                            Leonardo Gottems

Por:  -Leonardo Gottems

Os prêmios com base no CFR China se firmaram marginalmente em um cenário de futuros de soja CBOT mais fracos, taxas de frete ligeiramente mais altas e interesses de compra chineses consistentes, informa a TF Agroeconômica. “Os compradores chineses continuaram a fazer ofertas para embarques de soja dos EUA em fevereiro e agosto do Golfo na terça-feira e outros foram ouvidos verificando os preços das safras novas de 2021/22 do PNW”, comenta. 


“Os  prêmios  para  o  embarque  de  fevereiro  do  Golfo foram  indicados  235  c/bu  sobre  os  futuros  de  março com base no CFR China, com a avaliação atrelada a 10 c/bu abaixo disso. Uma  oferta  firme  de  taxa  de  frete  do  Golfo  para  a China foi relatada em US$ 48,5/t, alta de cerca de US$ 0,25/t em relação à avaliação de semana passada. Para os grãos brasileiros, as ofertas para embarque em fevereiro e março chegaram a 190 c/bu e 160 c/bu sobre os futuros de março, respectivamente, enquanto a maioria do mercado colocou sua oferta em 175 c/bu e 147 c/bu sobre março futuros”, completa. 


O indicador base CFR para a China para a opção mais barata de embarque em março foi avaliado em 146 c/bu sobre o março futuro, equivalente a $ 564,5/t, queda de $ 9/t em relação à avaliação da última sexta-feira. “No Brasil, os prêmios se fortaleceram ligeiramente para  compensar parcialmente  a  queda nos futuros, deixando  os preços em forte queda. Nenhuma negociação foi relatada, mas os lances e ofertas indicaram que os prêmios estavam em torno de 3 c/bu mais firmes ao longo da curva, deixando os preços estáveis em US$ 8-9/t”, indica. 


“Embarque em fevereiro foi avaliado em US$ 541,40/t FOB Paranaguá e US$ 543,5/t FOB Santos com março quase US$ 12/t menor. Nos EUA, uma dinâmica semelhante foi vista com lances de barcaças oferecidos em torno de 3-5 c/bu mais abaixo na curva. As barcaças de fevereiro foram avaliadas em US$ 540,75/t CIF US Golfo, com uma margem de elevação de US$ 8,25/t nas cargas. As barcaças de março estavam cotadas a US$ 540,5/t, com cargas US$ 7,25/t mais altas”, conclui. 

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