sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Senado dos EUA confirma indicado de Biden Austin como secretário de Defesa

 

Reuters


O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira o indicado do presidente Joe Biden, o general aposentado do Exército Lloyd Austin, para servir como Secretário de Defesa - o primeiro negro americano no papel.


A votação foi esmagadora por 93-2 na câmara de 100 membros, muito mais do que a maioria simples necessária.



Legisladores de ambas as partes disseram estar satisfeitos que Austin seria instalado para liderar o Pentágono apenas dois dias depois que Biden foi empossado presidente na quarta-feira.


O senador Jack Reed, presidente democrata do Comitê de Serviços Armados do Senado, observou a ampla gama de desafios enfrentados pelo país - incluindo a pandemia coronavírus e a concorrência com a China e a Rússia.


"O General Austin é um líder excepcionalmente qualificado com uma longa e distinta carreira no exército dos EUA", disse Reed antes da votação.


"Estamos no momento mais ameaçado em que estamos", disse o senador James Inhofe, o ex-presidente republicano do painel de serviços armados, ao também pedir apoio ao candidato.


Membros do Congresso na quinta-feira aprovaram esmagadoramente uma renúncia que permitiu a Austin liderar o Pentágono, embora ele não tivesse liberado o período de espera de sete anos exigido desde que deixou os serviços uniformizados - uma lei destinada a impor o controle civil das forças armadas.

Nenhum comentário: