quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Para presentear o mercado, a Volkswagen apresenta a linha 2021 do Up

 


Daniel Dias/AutoMotrix

Em meio a muita badalação, o Up surgiu no não muito distante ano de 2014 com a pretensão de revolucionar o mercado automotivo. Entre as muitas propostas e várias versões, o modelo da Volkswagen conseguiu mesmo o feito de inaugurar um segmento no Brasil, o de subcompactos, com a reação da Fiat em seguida com o Moby e a da Renault, mais competitiva, com o Kwid, o carro mais emplacado da marca francesa no país. 



Patinando nas vendas, o Up chegou a novembro com 6.874 unidades comercializadas no acumulado do ano, com uma modesta média mensal de seiscentos e vinte e cinco exemplares. Mas a marca alemã não se dá por vencida quando o assunto é seu subcompacto, tanto que escolheu o Up na linha 2021 para “presentear” o mercado às vésperas do Natal. De toda a gama de configurações, restou apenas uma, a Xtreme 1.0 TSI, já nas concessionárias com preço partindo de R$ 60.090.



Na linha 2021, o modelo produzido na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, passa a assumir uma condição sabida na prática desde sempre – a de transportar apenas quatro adultos, todos, porém, com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos. Tal decisão poupou a Volkswagen de ter de desenvolver um cinto de três pontos e um apoio de cabeça para o passageiro central do banco traseiro, itens que passaram a ser obrigatórios pela legislação brasileira. No espaço onde outrora sentava o quinto passageiro do Up, agora há um inusitado ícone impresso no encosto do banco, alertando que não se deve sentar ali. 


O subcompacto da Volkswagen foi o primeiro de sua categoria a receber cinco estrelas em testes feitos pelo Latin NCAP, no ano de estreia do modelo. A marca garante que essa primazia de segurança foi preservada na linha 2021, destacando uma lista de equipamentos como duplo airbag frontal, sistema Isofix para correção da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), alerta de frenagem de emergência, controle de tração e DRL (luz de condução diurna).  


Justamente por ser única, a versão Xtreme é  “completinha”, sem opcionais, chegando às concessionárias com direção com assistência elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo Plus, chave tipo canivete, Keyless (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema de som Composition Phone com quatro alto-falantes, dois tweeters e antena no teto. Esse dispositivo substitui a central de multimídia e não oferece espelhamento de smartphones com Android Auto nem com Apple CarPlay. O subcompacto tem ainda suporte para celular, travas e vidros dianteiros elétricos e espelhos externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down – abaixa o retrovisor da direita para ajudar nas manobras de estacionamento em meio-fio de calçada.


Em relação ao design, o Up 2021 acentua o visual esportivo nos faróis com máscara escurecida, nos auxiliares de neblina, no friso duplo da grade dianteira, nas luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos externos, nas maçanetas na cor do veículo, no para-choque dianteiro com área central em Preto Brilhante, no rack do teto longitudinal em efeito cromado e na tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica “push button”. Nas cores, a Volkswagen oferece cinco opções, as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius, as duas últimas somando R$ 1.570 à fatura.


Com 3,64 metros de comprimento, 1,91 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,42 metros de distância de entre-eixos, capacidade do porta-malas para 285 litros e exatamente mil e um quilos de peso, o Up 2021 manteve o motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Total Flex e com injeção direta de combustível, com 105 cavalos de potência abastecido com etanol e 16,8 kgfm de torque a partir de 1.500 rotações por minuto, associado à transmissão manual de 6 marchas. Segundo a Volkswagen, o Up consegue aceleração de zero a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 183 km/h.  

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