Marcel Oliveira
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
De acordo com uma pesquisa recente da Virginia Tech, a eliminação de vacas leiteiras tem um impacto mínimo nas mudanças climáticas. “Existem impactos ambientais associados à produção de alimentos, ponto final. A indústria de laticínios tem um impacto ambiental, mas se você olhar no contexto de todo o negócio americano, é mínimo”, disse Robin White, professor associado do Departamento de Ciências Animais e Aves e membro da equipe de pesquisa.
“Associado a esse impacto mínimo está um suprimento muito substancial de nutrientes de alta qualidade, digestíveis e bem balanceados para consumo humano”, completou.
Os autores deste estudo avaliaram três cenários. No primeiro caso, o consumidor deixaria de consumir laticínios, o que levaria ao despovoamento dos animais. Um segundo cenário em que o manejo dos rebanhos permaneceria o mesmo e o leite produzido seria usado para outros produtos que não a alimentação humana ou seria exportado para consumo humano. E um terceiro cenário onde as vacas se retirariam para um sistema pastoril, mas seriam reduzidas a uma população que pode ser mantida nas pastagens disponíveis.
No final do estudo, os cientistas descobriram que retirar o gado leiteiro da agricultura americana reduziria apenas as emissões de gases de efeito estufa em 0,7%. No segundo caso, as emissões de gases de efeito estufa permaneceram inalteradas. Nos cenários de aposentadoria e despovoamento (terceiro), as emissões de gases de efeito estufa diminuíram 11,97% e 7,2%, respectivamente. No entanto, essa pequena queda nas emissões de gases de efeito estufa veio ao custo de uma grande lacuna nutricional para os consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário