segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

DO Reino Unido adere ao IGC após deixar a UE

 



Por:  -Leonardo Gottems


No dia em que deixou oficialmente a União Europeia, o Reino Unido, em 1º de janeiro, ingressou no Conselho Internacional de Grãos (IGC). O Reino Unido havia sido membro do IGC como parte da UE, mas em 2016 os eleitores britânicos optaram por romper com a UE, uma decisão comumente referida como Brexit.  



Após vários anos de negociações, a UE e o Reino Unido chegaram a um acordo comercial em 24 de dezembro e o Reino Unido oficialmente deixou a UE em 1º de janeiro. “O Conselho aguarda com expectativa a continuação da participação ativa do Reino Unido nas atividades da CIG”, afirmou a CIG. 


O IGC é uma organização intergovernamental que visa promover a cooperação internacional no comércio de grãos, promover a expansão, abertura e justiça no setor de grãos, e contribuir para a estabilidade do mercado de grãos e aumentar a segurança alimentar mundial.  


Os membros do IGC atualmente incluem os seguintes países: Argélia, Argentina, Austrália, Canadá, Côte d'Ivoire, Cuba, Egito, União Europeia, Índia, Irã, Iraque, Japão, Cazaquistão, Quênia, Coréia (Rep), Marrocos, Noruega, Omã, Paquistão, Federação Russa, Arábia Saudita, Sérvia (Rep), África do Sul, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Cidade do Vaticano. 


Recentemente, o premiê Boris Johnson afirmou que o Reino Unido deve endurecer restrições impostas na questão da pandemia, motivado pelo aumento contínuo de casos de Covid-19. Apesar disso, ele destacou que as escolas são locais seguros e as crianças devem continuar a frequentá-las onde houver permissão. Os casos do novo coronavírus no território britânico estão em níveis recordes e continuam aumentando. 

Nenhum comentário: