segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Cinco grupos prioritários estão na primeira fase do plano estadual de vacinação

 



Estão cotadas para receberem as primeiras doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19) a população de trabalhadores da área da saúde; a população idosa a partir dos 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais que estejam em asilos e instituições psiquiátricas; a população indígena; e as comunidades tradicionais ribeirinhas. 


Os cinco grupos listados fazem parte da 1ª fase da campanha, conforme Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid, datado de janeiro de 2021. O documento tem objetivo de estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação em Mato Grosso do Sul. 


Quase 80 mil pessoas que se enquadram nos grupos inseridos nesta primeira etapa receberão as 158 mil doses da vacina. A carga deve chegar em solo sul-mato-grossense ainda durante a tarde desta segunda-feira (18), conforme anúncio feito pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) durante a manhã.


A escolha pela modalidade de vacinação por grupo prioritário segue diretrizes do PNI (Plano Nacional de Imunização), diante da oferta limitada da vacina no mercado mundial. Sendo assim, “a vacinação estará voltada à redução da morbidade e mortalidade causada pela Covid-19, com a priorização justificada de grupos populacionais”.


A 2ª fase da campanha dará prioridade na aplicação de doses em pessoas que estejam já faixa etária entre 60 e 74 anos, completando a imunização de todo grupo que compõe a terceira idade. 


Já a 3ª fase determina prioridade às pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como, por exemplo, portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. 

Nenhum comentário: