terça-feira, 5 de janeiro de 2021

China volta a suspender carne suína do Brasil

 


Por:  -Eliza Maliszewski

A China anunciou no final de dezembro que suspendeu as importações de carne suína de uma unidade da Aurora Alimentos, localizada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O motivo seria a preocupação com a contaminação pela Covid-19. Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o Ministério da Agricultura já foi informado pelas autoridades chinesas sobre a suspensãoe solicitou informações sobre os casos de Covid-19 no estabelecimento.



A entidade trabalha junto com o Mapa e a cooperativa para prestar os esclarecimentos e reverter a decisão. O prazo de suspensão não foi divulgado. No local fica a sede da Aurora e é considerada uma das mais importantes.


Desde o início da pandemia, a China já suspendeu as importações de 11 frigoríficos e 1 unidade de pescados do Brasil, por preocupações com a transmissão do vírus. Em alguns desses casos chegou a dizer que encontrou traços da doença nas proteínas, como no caso das asas de frango em agosto de 2020, também provenientes da Aurora.


Dessas 11 já foram reestabelecidas as exportações de seis. São elas as unidades da BRF em Dourados (MS) e Lajeado (RS), da Marfrig em Várzea Grande (MT), da Minerva em Barretos (SP), da empresa Monteiro Indústria de Pescados, de Itarema (CE) e da processadora de carne Agra, de Rondonópolis (MT). Outros cinco frigoríficos ainda estão suspensos. São eles: carne de frango da JBS de Passo Fundo (RS), da Minuano, de Lajeado (RS) e da Aurora, de Xaxim (SC). E carne suína da JBS, de Três Passos (RS) e agora da Aurora, de Chapecó (SC).


Nenhum comentário: