quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Campo Grande deve ter mais de 130 km de ruas recapeadas neste ano

 



Este ano, Campo Grande contará com, pelo menos, 131,2 quilômetros de recapeamento realizado pela prefeitura em diversas ruas da cidade. O município vai executar, dentro do Programa Reviva Mais Campo Grande, 128 km de recapeamento, além de 3,2 quilômetros de asfalto novo na Avenida Ernesto Geisel.


De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fioresi, as avenidas que serão recapeadas pelo programa Reviva Mais contaram com recurso da prefeitura e o Orçamento Geral da União (44,35 km), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (26,5 km) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana e Pavimentação (32 km).


Fioresi explica que na Ernesto Geisel o recurso foi requerido a partir de um convênio firmado em 2012 com o Ministério das Cidades, do governo federal. Ao todo, R$ 42,7 milhões serão utilizados para executar o projeto de revitalização das margens do Rio Anhanduí, entre as ruas Santa Adélia e do Aquário, que possui uma extensão de 1,6 km em cada lado da avenida.



De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), 60% da obra já foi executada. A conclusão total, incluindo o recapeamento das vias, está prevista para 2022, se os repasses do governo federal cumprirem o cronograma, estão previstos ainda mais 15 editais da União. 


A obra faz parte de um conjunto de ações para controle de enchentes nos bairros Marcos Roberto, Jockey Clube, Jardim Paulista e Vila Progresso.


OBRAS PREVISTAS

A prefeitura planeja iniciar até março deste ano diversas outras obras de recapeamento em 18 bairros localizados em quatro regiões urbanas da cidade, que somam 34,9 km. A homologação do resultado da licitação está em fase final, com os contratos assinados, será autorizado o início do serviço.


O recapeamento será realizado em vias dos bairros: Aero Rancho, Jardim Botafogo, Jardim Centenário, Ouro Verde, Vila Almeida, Santo Antônio, Santo Amaro, Jardim Petrópolis, Silvia Regina, Carandá Bosque, Monte Carlo, Santa Fé, Mata do Jacinto, Jardim TV Morena, Universitário, Jardim Umuarama, Santa Eugênia e Vila Dr. Albuquerque.


No Aero Rancho, o serviço será feito na Avenida Campestre e nas ruas Santa Quitéria, da Divisão e Lagoa da Prata. No Pioneiros, a intervenção será na Rua Ana Luiza de Souza, entre a Francisco dos Anjos e a Rua dos Gonçalves.


No Bairro Universitário, o recapeamento será feito nas ruas Paraisópolis, Júlio Verne, dos Democráticos, Professor Hilário da Rocha e Vitor Meirelles. No Jardim TV Morena, a Rua Santana receberá asfalto novo.


No Prosa, o recapeamento está programado em ruas como a Jeribá, Hermelita de Oliveira Gomes, Vitório Zeola, Paulo Machado, Pedro Martins, Olimpio Klafke, Capiatã, Giocondo, Autonomista e Luciana.


Na região do Imbirussu, serão 9,9 km de recapeamento, cobrindo a Avenida Aeroporto, Yokoama, Taquari, Avenida Capibaribe (ligação da Júlio de Castilho com o aeroporto), Murilo Rolim Júnior (acesso ao Jardim Petrópolis), Ministro José Linhares, Presidente Café Filho e Rua dos Andradas.


Durante o mesmo período, o município também pretende executar o recapeamento de 2,6 km da Avenida Eduardo Elias Zahran, entre a rotatória da rua Joaquim Murtinho e o cruzamento com a Avenida Bom Pastor. 


O financiamento utilizado será um saldo de crédito não utilizado do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que garantiu 29 km de novas ruas na Capital em 2020.


“É um recurso do Finisa que estava previsto e, como fizemos uma economia nos contratos, nós temos esse recurso sobrando, que vamos usar para recapear aquela área que está crítica”, explica o secretário.


De acordo com Fiorese, a escolha da avenida é por conta da situação do asfalto atual, que está comprometido, com muitas fissuras e buracos. “O asfalto atual tem mais de 20 anos, é um trecho mais crítico, uma via de muito movimento, qualquer chuva já provoca buracos ali”.


Além da Avenida Zahran, também será recapeada com saldo de recursos do Finisa, a Rua Professor Xandinho, transversal à Zahran, entre as ruas Everest e a Marquês de Lavradio, uma extensão de 500 metros. 


Já estão programadas intervenções, com outras linhas de custeio, nesta mesma região, da Rua Estrela do Sul (prolongamento da Avenida Rodolfo José Pinho), Nicomedes Vieira Rezende e da Bom Pastor, que passará por revitalização.


PROJETOS

Propostas de duas empresas que participam da concorrência para o recapeamento, construção de novas calçadas e sinalização de trânsito de vias transversais à Rua 14 de Julho estão em fase de análise. 


O projeto visa obras de 19,4 km no quadrilátero formado pelas ruas Fernando Corrêa da Costa, Pedro Celestino, Maracaju e Avenida Calógeras. Além da Rua José Antônio (entre Amazonas e Rodolfo José Pinho) e a 13 de Maio (entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Júlio Nimer).


Hoje, serão abertas as propostas para a revitalização e recapeamento de 7,1 km de extensão da Rua Rui Barbosa, que terá corredor do transporte coletivo a partir da Avenida Fernando Corrêa da Costa.


No dia 3 de fevereiro acontece a licitação de mais 9,3 km de recapeamento, abrangendo mais um trecho da Avenida Três Barras, da Ministro Arinos, ruas no Conjunto Maria Aparecida Pedrossian, além da Barra Mansa, Fátima do Sul e Península e Bonsucesso.

Nenhum comentário: