Reuters
As vendas de casas nos EUA aumentaram pelo quinto mês consecutivo em outubro, mas os preços recordes das casas devido à oferta apertada podem desacelerar o impulso.
A Associação Nacional de Corretores de Imóveis disse na quinta-feira que as vendas de imóveis existentes aumentaram 4,3% para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 6,85 milhões de unidades no mês passado. Os dados de setembro foram revisados para uma taxa de 6,57 milhões de unidades das 6,54 milhões de unidades relatadas anteriormente.
Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas cairiam 1,2%, para uma taxa de 6,45 milhões de unidades em outubro.
As vendas de casas existentes, que representam a maior parte das vendas de casas nos EUA, saltaram 26,6% em relação ao ano anterior em outubro. As vendas aumentaram nas quatro regiões no mês passado e continuaram concentradas na parte superior do mercado.
O mercado imobiliário está sendo impulsionado por baixas taxas de hipotecas recordes. A pandemia COVID-19, que viu pelo menos 21% da força de trabalho trabalhando em casa, levou a uma migração de centros urbanos para subúrbios e outras áreas de baixa densidade à medida que os americanos buscam acomodações espaçosas para home offices e escolas.
A recessão do coronavírus, que começou em fevereiro, afetou desproporcionalmente os assalariados mais baixos. Pelo menos 20 milhões de pessoas estão com seguro-desemprego. A taxa de hipoteca fixa de 30 anos gira em torno de 2,84%, de acordo com dados da agência de financiamento imobiliário Freddie Mac.
A oferta de habitação não conseguiu acompanhar a demanda, empurrando os preços das casas para fora do alcance de muitos compradores iniciantes, apesar dos construtores aumentarem a construção. O governo informou na quarta-feira que a construção de casas unifamiliais, a maior parte do mercado imobiliário, correu para o nível mais alto desde abril de 2007.
Havia 1,42 milhão de casas anteriores no mercado em outubro, uma queda de 19,8% em relação ao ano anterior. O preço médio das casas existentes subiu 15,5% em relação ao ano anterior, para um recorde de US $ 313.000 em outubro.
No ritmo de vendas de outubro, levaria 2,5 meses para esgotar o estoque atual, uma baixa de todos os tempos. Isso foi abaixo de 2,7 meses em setembro e 3,9 meses em outubro de 2019. Uma oferta de seis a sete meses é vista como um equilíbrio saudável entre oferta e demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário