Aldo Tizzani, Automotrix, Minuto Motor
A Trident 660 marca o início de um novo capítulo para a Triumph dentro do segmento roadster de média cilindrada, no qual pretende atrair jovens motociclistas que gostam de inovação e tecnologia, mas preferem motos fáceis de se pilotar e divertidas. Finalmente revelado, o modelo produzido na Tailândia, porém, desenvolvido em Hinckley, na Inglaterra, evoca as motos clássicas da marca britânica e exibe um design minimalista, combinado com uma boa dose de tecnologia e aliado a uma um novo motor de três cilindros e 660 cc. A Triumph promete uma moto ágil, de bom desempenho e segurança. A previsão para o lançamento global da nova Trident é o final de janeiro de 2021. Não há confirmação do modelo para o mercado brasileiro.
Desenvolvido especificamente para a Trident, o novo motor de três cilindros se propõe a oferecer torque marcante e uma boa dose de potência. Segundo a marca, o piloto na nova roadster vivenciará o equilíbrio ideal entre torque e potência, nas médias e altas faixas de rotação. O propulsor, que conta com sessenta e sete novos componentes, tem potência de 81 cavalos a 10.250 rpm e mais de 90% do torque máximo disponível na maior parte da faixa de rotação, chegando a 6 kgfm a 6.250 rpm. A Trident vem com câmbio de 6 velocidades. Também haverá uma versão com apenas 48 cavalos para a Europa, para quem ainda está com a habilitação do tipo A2 – com limite de até 48 cavalos.
A parte ciclística da mais nova Triumph está ancorada em um chassi tubular de aço. Conta com garfos invertidos Showa com 120 milímetros de curso na dianteira. Na traseira, apresenta monoamortecedor, com pré-carga ajustável, também da Showa. Para completar, o sistema de freios da Nissin oferece boa potência de frenagem com pinças dianteiras deslizantes de dois pistões, com discos duplos leves de 310 milímetros na frente e pinça traseira de pistão único. A roadster chega equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, com peso de 189 quilos.
A nova Trident incorpora uma série de recursos de tecnológicos que inclui dois modos de pilotagem, controle de tração ajustável e sistema de aceleração ride-by-wire (sem cabo). Os modos de pilotagem “Road” (estrada) e “Rain” (chuva) aumentam o controle e a segurança do piloto por meio do ajuste eletrônico do mapa de aceleração e do controle de tração. O novo modelo ostenta um painel com tela TFT colorida integrada com uma tela LCD cristalina branco sobre preto, que apresenta ao piloto todas as informações necessárias de um jeito bem funcional.
(colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)
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