quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ônibus voltarão a circular sem limitação de passageiros em Campo Grande

 


Prefeitura de Campo Grande revogou decreto que limitava a capacidade de passageiros em pé nos ônibus do transporte coletivo. Desta forma, os veículos podem circular com a capacidade máxima.


Decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial do Município.


Até então, a capacidade de passageiros em pé nos ônibus era de 50% da lotação máxima permitida pela fábrica.


Com a revogação do decreto, cada veículo pode transportar, em pé, a lotação máxima permitida para cada categoria, sem controle de entrada.  


Não há mais a obrigação de afixação de cartazes indicando qual é a lotação máxima.


Outras normas de biossegurança, no entanto, continuam vigentes, como o uso obrigatório de máscaras para todos os usuários.


Os ônibus que têm sistema de ar-condicionado ou climatização somente poderão circular com estes equipamentos desligados e com todas as janelas abertas.  


Desde março, o transporte coletivo opera abaixo da capacidade por determinação da prefeitura de Campo Grande, devido à pandemia do coronavírus. 


Por duas semanas, apenas as linhas especiais operavam, atendendo trabalhadores de serviços essenciais.  


Ao longo do ano, várias medidas de flexibilização foram tomadas, com a liberação do transporte para pessoas de outros segmentos em abril, com linhas que atendiam por regiões.


Posteriormente, as linhas normais retornaram, sendo mantidas operações especiais aos domingos e com os terminais fechados.


No mês passado, os terminais voltaram a funcionar em horário normal, com as linhas de ônibus também fazendo o horário do pré-pandemia.


Passes do estudante e cartão de gratuidade do idoso, que estavam bloqueados desde março, foram liberados no dia 16 de outubro.

Nenhum comentário: