quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Festival de Cinema de Mar del Plata desafia pandemia com edição virtual gratuita

 Reuters


Sem tapete vermelho nem projeções presenciais por culpa do coronavírus, mas mantendo todas as competições, a 35ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata será realizada neste ano de maneira virtual e gratuita com uma homenagem ao falecido cineasta e político argentino Pino Solanas.


Como outros festivais internacionais que precisaram adaptar seu formato devido à pandemia, o festival de Mar del Plata apresentará uma programação entre os dias 21 e 29 de novembro através de uma plataforma criada no site da mostra: here


“O festival, contra chuvas e trovoadas neste ano tão difícil, nunca pensou em ser interrompido, e nos adequamos às circunstâncias”, disse nesta quarta-feira Fernando Juan Lima, presidente do evento, em uma apresentação pelo YouTube.


Os filmes de todas as mostras --tanto as sete oficiais como as paralelas-- serão gratuitos e estarão disponíveis durante 72 horas. Os espectadores poderão reservar sua entrada online até completarem a lotação das salas virtuais.


A morte de Solanas no sábado aos 84 anos em Paris levou as autoridades a tomarem a decisão de dedicar esta edição do festival ao cineasta argentino e a escolher seu filme mítico “La Hora de los Hornos” (1968) para a abertura.


O evento cinematográfico também realizará pelo terceiro ano consecutivo o Foro de Cinema e Perspectiva de Gênero, que busca criar um espaço de reflexão que contribua para a igualdade nos diferentes âmbitos do cinema.

Nenhum comentário: