sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Keyton Motor Brasil estreia no mercado nacional com minivan elétrica

 

                                             Foto: Divulgação

Daniel Dias/AutoMotrix

Em um ano difícil para todo mundo e que evidentemente não poupou a indústria automotiva mundial, surge no horizonte do mercado nacional uma nova marca, a Keyton (com a pronúncia de “kíton”) Motor Brasil, uma subsidiária da Fujian Motor Industry. Criado em 1992 e com sede na cidade de Fujian, o grupo chinês mantém joint venture com a Mercedes-Benz e a Mitsubishi para a construção de automóveis e também é dono da King Long Bus, uma das líderes na produção de ônibus na China. No Brasil, a Keyton está em fase de construção de sua sede e centro de distribuição no Espírito Santo. Depois, segundo os representantes da Keyton, a cidade capixaba de Cariacica deve abrigar a fábrica para construção completa dos modelos do portfólio. A inauguração da unidade industrial é prevista para 2022.



Apesar de a Keyton Motor dispor de uma ampla gama de modelos, as operações no Brasil serão iniciadas apenas com a minivan 100% elétrica EX7, para até sete pessoas e com autonomia de 450 quilômetros com uma única carga das baterias. O modelo tem comprimento de 4,50 metros, largura de 1,73 metro e altura de 1,78 metro, com porta-malas para 933 litros ou 311 litros com a terceira fileira de bancos instalada. Segundo a fabricante, a EX7 terá 90 cavalos de potência, baterias de 63 kWh e poderá chegar à velocidade máxima de 140 km/h. O sistema de ar-condicionado, além das saídas normais no painel, tem outras extras no teto. Os bancos, dispostos em três fileiras, em uma singular disposição do tipo 2+2+3, com três lugares na última fileira. De acordo com a Keyton, a EX7 é ideal para transporte de executivos, traslados diversos e uso familiar e tem porte similar ao da Chevrolet Spin.



Na Ásia, a EX7, por sua versatilidade, é muito utilizada como táxi. A Keyton Brasil está planejando uma nova forma de operação comercial inovadora, que se propõe a valorizar o cliente ao extremo, mas ainda não revela muitos detalhes nem se a marca terá uma rede de concessionárias. Por se tratar de um modelo 100% elétrico, há isenção de taxas de importação e reduzidos custos com manutenção, exceto com os itens de desgaste natural como pneus, pastilhas de freio, lâmpadas e palhetas de limpador de para-brisa. Os veículos terão garantia de oito anos e certificado de recompra com valor pré-determinado, para manter a fidelidade do cliente. O preço do EX7 está sendo trabalhado e o objetivo da Keyton é que fique abaixo dos R$ 200 mil.


No decorrer do próximo ano, a Keyton pretende lançar novos modelos no mercado brasileiro, incluindo um SUV, uma picape média muito parecida esteticamente com a geração anterior da Chevrolet S10, outra minivan, a EX80, a van M70 – para até onze passageiros – e veículos utilitários de carga, como o mini caminhão N50, todos 100% elétricos. Como faz no Egito e na Nigéria, a Keyton planeja fazer a montagem de alguns de seus modelos no Brasil. O lançamento oficial da EX7 ocorrerá na primeira quinzena de março, quando as entregas dos modelos reservados durante a pré-venda, que se inicia em dezembro, estarão disponíveis. “Estamos prevendo a venda de duzentas e cinquenta unidades da EX7 no primeiro ano, todas ainda importadas da China mas com a ‘tropicalização’ para o Brasil. Em seguida, traremos outros modelos para o país, sempre elétricos, para atender a vários segmentos”, prevê Mayron Oliveira, diretor de Marketing da Keyton Motor Brasil.


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