sábado, 24 de outubro de 2020

Informalidade permanece estável em setembro no MS

 


                                             Foto: Gizele Almeida

Por Gizele Almeida com IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio PNAD Covid-2019 divulgada nesta sexta-feira (23) revela a variável de pessoas ocupadas e na informalidade e, Mato Grosso do Sul tem cerca de 393 mil pessoas nessa situação no mês de setembro. O levantamento é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Com este total (393 mil) fica constatado um aumento de pessoas nesta condição de 3,3% em relação a maio (387 mil) e praticamente o mesmo número em agosto (392 mil). 


O proxy, que é o percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas, isto é, trabalhadores informais/pessoas ocupadas x 100, das pessoas com 14 anos ou mais de idade em MS ficou em 32,2% (em maio era 32,7% e agosto 32,6%). Isso representou a sétima menor porcentagem em termos das Unidades de Federação e a segunda posição da região Centro-Oeste. 


Já no Brasil, o contingente de trabalhadores informais ficou em 28,3 milhões de pessoas em setembro, ou 34,2% do total de ocupados. Isto representa um aumento de 1,7% na quantidade de informais em relação a agosto e um aumento de 0,3 p.p. na taxa de informalidade.


MS registra queda no número de pessoas que não conseguiram buscar trabalho devido à pandemia 


A pandemia e o isolamento social fizeram com que as pessoas não buscassem trabalho mesmo querendo trabalhar e não tendo ocupação. Os dados mostram que este número vem caindo mês a mês. A população fora da força de trabalho, em setembro, foi estimada em 811 mil pessoas. Deste total, 26,6% gostariam de trabalhar, mas não buscaram trabalho, e 12,3% (100 mil) não buscaram trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostariam de trabalhar. Sendo assim, regisrou-se queda de 13% frente a agosto, entre as pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram como principal motivo a pandemia ou a falta de trabalho na localidade. 


Trabalho remoto 


Mato Grosso do Sul tem o correspondente a 87 mil pessoas de pessoas ocupadas e não afastadas que trabalham de forma remota. Isso corresponde a 7,6% da população ocupada e não afastada do estado. Este percentual é próximo do apresentado em agosto, que foi de 7,8% e superior ao de maio, que foi de 7,2%. Em termos comparativos, no Brasil são cerca de 10,4% trabalhando remotamente em setembro frente a 11,1% em agosto.

Nenhum comentário: