quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Senador Nelsinho Trad acredita que caso de brasileiro preso na Rússia será solucionado

 


                                             Foto: Divulgação


Após quatro compromissos diplomáticos com autoridades da Rússia e a entrega da carta do presidente Jair Bolsonaro ao ministro de Relações Exteriores Sergev Ryabkov, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, afirmou que “há vontade” por parte da Rússia em dar solução ao caso do brasileiro Robson Oliveira.


Há mais de um ano e meio, ele está preso em Moscou, porque trouxe um medicamento ao país, para atender o sogro de seu ex-patrão o jogador Fernando que na época jogava pelo Spartak de Moscou. O uso desse produto mytedon (cloridrato de metadona) é proibido na Rússia, quem solicitou a encomenda não fez nenhum depoimento à polícia e, desde então, Robson ficou detido.


O jogador foi contratado pelo Beijing Guoan e se mudou para China e Robson teve a prisão prorrogada até abril de 2021. A situação gerou comoção e o presidente Bolsonaro pediu aos russos a liberdade de Robson. Em entrevista nesta quinta à Band, ao vivo da Embaixada Brasileira, em Moscou, o senador Nelsinho Trad explicou que o Executivo da Rússia não interfere na lei. Em conversa com o ministro Sergev, ele sentiu a intenção das autoridades russas em ajudar o brasileiro e que pretendem concluir o mais rápido possível o julgamento do Robson.


“Há um respeito muito grande por aqui para não haver atropelamento entre os poderes. Nem no do Judiciário no Executivo ou vice-versa. Por isso, nos deixaram bem claro aqui que qualquer medida que possa vir a ser tomada no âmbito da democracia precisa de uma sentença já proferida. Ou seja, mesmo que haja perdão diplomático, isso só vai ser decidido depois do julgamento”, esclareceu o senador Nelsinho Trad.


O senador Nelsinho Trad retorna amanhã para o Brasil. Para o parlamentar, todos os procedimentos foram tomados nesses dias em favor de Robson. Ele chegou no fim da tarde de terça, ontem já entregou a carta enviada por Bolsonaro, se reuniu com o presidente do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho de Federação, senador Konstantin Kosachyov e, hoje, participou de reunião com o diretor do Departamento de Cooperação Internacional de Skolkovo, Maksim Romanov, e depois com o Grupo Parlamentar Brasil- Rússia da Duma de Estado, coordenado pelo deputado Maksim Shchablykin. “Nós fizemos o papel de ouvinte da população brasileira, cumprimos a missão diplomática e senti que o nosso apelo tocou as autoridades da Rússia”!

Nenhum comentário: