quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Campo Grande reduz taxa de transmissão do novo coronavírus, aponta plataforma


Daiany Albuquerque


A taxa de transmissão da Covid-19 em Campo Grande caiu em relação ao fim de julho, quando estava entre 1,2 e 1,4. Dados atualizados mostram que a transmissão agora varia de 1,1 a 1,2 na Capital, o que significa que a cada 10 contaminados pelo novo coronavírus outras 12 pessoas poderão ser infectadas.

O número foi retirado da plataforma CoronaCidades, do aplicativo Farol Covid, criada por pesquisadores da saúde e cientistas. A plataforma compila os números de todos os municípios brasileiros com base nos boletins emitidos por eles e pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a plataforma, Campo Grande é uma das capitais com as maiores taxas de contágio do País, mas, diferentemente de julho, quando ocupava a segunda posição, a cidade caiu para o terceiro lugar, acompanhada de Goiânia, Belo Horizonte e Belém.

No primeiro lugar está Florianópolis, com taxa entre 1,2 e 1,4; seguida por Palmas, que varia de 1,1 a 1,3. O recomendado pelas autoridades de saúde, porém, é que o número fique abaixo de 1. A média brasileira está em 0,9.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro de Castro Filho, afirmou que a queda dessa taxa reflete o que a pasta tem visto na prática, com redução da procura em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por internações pela doença.

“Tanto no Polo de Atendimento [Ayrton Senna] quanto nas unidades de saúde esses pacientes sintomáticos respiratórios estão diminuindo, em média, 30%. Outra situação que está diminuindo é o número de pacientes internados. Esses dois fatores são determinantes e mais sensíveis em relação à transmissão”, declarou.




Com informação do portal Correio do Estado

Nenhum comentário: