sábado, 14 de dezembro de 2019

Trajetória pessoal de Juvêncio da Fonseca


A Critica                              Foto; divulgação arquivo

O ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca morreu aos 84 anos na madrugada deste sábado (14) por volta das 2h30. O velório começou às 8h no parque das Primaveras e o sepultamento será às 13h30.

Segundo familiares, Fonseca estava internado no Proncor, mas não resistiu devido a problemas cardíacos por conta da idade avançada.

No dia 25 de junho deste ano Juvêncio deu uma entrevista em sua casa para o programa ‘Personalidades’ da TV ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Confira um resumo da sua rica trajetória pessoal e profissional.

História

Fonseca nasceu em 1935 em Campo Grande. Durante sua infância e adolescência estudou em diversas escolas como Oswaldo Cruz e Maria Constância. Vindo de família humilde, o ex-senador saiu com mais ou menos quatro salários mínimos que economizou para ir fazer faculdade de direito no Rio de Janeiro.

Formado ele retornou à Capital e foi aprovado em concurso para defensor público que prestou assim que chegou. Durante essa época também foi professor na UCDB, antiga FUCMT, e logo depois se tornou presidente do Hospital Santa Casa.

Após ser chefe de gabinete do até então prefeito Marcelo Miranda, Fonseca se elegeu a vereador em 1982, mas não terminou o mandato porque em 1985 foi eleito a prefeito. O acontecimento foi um marco na época já que Juvêncio foi nomeado no período pós redemocratização. Ele ficou três anos no cargo, mas em 1993 volta a assumir prefeitura.

Em 1998 foi eleito a senador com 384.264 votos exercendo o cargo até 2007 e depois se tornou assessor especial do então governador André Puccinelli.

Nenhum comentário: