quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Filme : Minha Irmã de Paris


Cine Web

Ficha técnica
Nome: Minha irmã de Paris
Nome Original: Ni une ni deux
Cor filmagem: Colorida
Origem: França
Ano de produção: 2029
Gênero: Comédia
Duração: 98 min
Classificação: 12 anos
Direção: Anna Giafferi
Elenco: Mathilde Seigner, François-Xavier Demaison, Arié Elmaleh

Minha irmã de Paris é uma espécie de comédia melancólica sobre o peso do envelhecimento que recai em uma atriz de sucesso, Julie, interpretada por Mathilde Seigner. O filme pode não ser muito engraçado, mas é certeiro em sua crítica à indústria cinematográfica cada vez mais ávida por juventude, deixando de lado talentos veteranos porque não têm mais a mesma beleza da juventude.

Com roteiro e direção de Anne Giafferi, o longa começa com Julie fazendo uma intervenção plástica no rosto para rejuvenescer para um trabalho. Porém, o resultado não sai como o esperado, e ela ficará com as feições estranhas por algum tempo. Para não perder a oportunidade, no entanto, ela se lembra de uma antiga fã, Laurette (Seigner também), que é idêntica a ela. A saída é contratar a mulher para substituí-la em segredo.

A estratégia gera algumas situações cômicas, visto que Laurette não é do mundo cinematográfico e no set de filmagens tudo é novidade e estranhamento para ela. A situação, no entanto, obviamente irá mudar a sua vida e a da sósia, que, mais logo se descobre, é uma irmã gêmea.

Minha irmã de Paris é um filme com sensibilidade, especialmente para tocar em um assunto que raramente indústria do cinema gosta de tratar: seus próprios defeitos, no caso, a discriminação etária. Poderia, obviamente, ser mais ácido e incisivo, mas só pela diretora Giafferi não se esquivar de tratar da questão com honestidade nem encontrar saídas mirabolantes já é um grande feito.
Alysson Oliveira

Nenhum comentário: