quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Picada por escorpião na véspera de Natal, menina respira por aparelhos





A criança de 6 anos picada por um escorpião na véspera de Natal em Campo Grande está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Regional. O médico Sandro Benites, coordenador do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), disse ao Correio do Estado que o paciente respira com ajuda de aparelhos e o estado de saúde segue gravíssimo, dependendo de remédios para manter o desempenho do coração.

Segundo ele, o acidente aconteceu na casa de um vizinho. Esse é o único detalhe sobre o caso divulgado até o momento.

Inicialmente levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário, foi transferida devido aos cuidados específicos que a situação demandava.

CRÍTICO

Apenas no primeiro semestre de 2019, mais de 500 pessoas foram picadas por animais peçonhentos em Campo Grande, conforme noticiou o Correio do Estado em agosto. Os meses de abril a julho com maiores incidências de casos, com 227 procurando atendimento nas unidades de saúde por conta das picadas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A orientação é que, em caso de acidente, a pessoa vá imediatamente até uma unidade de saúde, onde será medicada e ficará em observação para controlar uma possível reação alérgica ao veneno do animal.

Caso seja possível, também é orientado tentar colocar o animal em um recipiente com álcool, evitando contato e novo acidente, e levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para que seja identificado a espécie do animal e definida quais medidas devem ser tomadas para a extinção do artrópode na residência.

Outra recomendação é é manter sempre o quintal limpo. Folhas acumuladas, restos de materiais de construções que estão guardados sem utilidade, garrafas e outros inservíveis – itens que permanecem reservados, mas que não têm mais uso – são abrigos perfeitos para os animais.

Latas de lixos e caixas de gordura mal fechadas também, já que nesses locais existem restos de comidas que atraem insetos que são alimentos aos escorpiões.
com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: