quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Primeiras impressões do Novo Corolla Hybrid 2020 nos mínimos detalhes



Leandro Gameiro                  Foto; Leandro Gameiro

Se o mercado para os concorrentes do Corolla sempre foi difícil aqui no Brasil, agora, com a versão híbrida e o preço competitivo, vai ficar mais difícil ainda. No teste dessa semana, avaliamos o carro mais vendido do mundo. Além dessa tecnologia, o carro vem com nova suspensão, novos bancos, nova central multimídia, novo acabamento. Realmente, tudo novo, inclusive a plataforma.

O conjunto mecânico foi herdado do Prius, mas, claro, aprimorado e modernizado, gerando 101 cv com 14,5 kgfm torque. Já o conjunto elétrico gera mais 72 cv com torque imediato que, combinados, geram 123 cavalos, com muita economia. Ao acelerar, sentimos a força, mas, calma, não colamos no banco, pois com o carro híbrido o lema é: menor consumo de combustível, com a maior eficiência possível.

O design inovador lembra muito o “pai da família”, o Camry. Os faróis full LED e o emblema do veículo têm contorno azul, indiFotos: LEANDRO GAMEIRO Os destaques da parceria da Yamaha com a Marvel na CCXP Pág. 4 leandro gameiro cando a “sustentabilidade”. Como já afirmamos, o Corolla está totalmente novo, com mais esportividade no visual, com mais ergonomia e com isolamento acústico muito bom. A direção elétrica é progressiva, ou seja, ela endurece com o aumento da velocidade e fica bem leve no rodar do dia a dia. O novo carro vem com todas aquelas letras da famosa “sopa de letrinhas”: ABS, EBD, HHA.


Além disso, tem todos os itens básicos de segurança, controle de tração e estabilidade, leitor de faixa lateral, que emite um alerta caso você mude sem dar seta. Luz alta automática, chave presencial e espelho retrovisor eletrocrômico fazem parte do pacote. Notamos que o banco não tem regulagem elétrica e, para quem vai no banco traseiro, não há saídas de ar-condicionado e mais saídas USB – itens já encontrados em modelos de entrada no mercado. O primeiro híbrido flex do mundo é muito econômico. O modelo avaliado chegou a fazer 27 km/l com um rodar suave, mas com o trânsito mais intenso caiu para 17 km/l. Mesmo assim, pode ser considerado excelente por ser um sedã de luxo aqui no Brasil. Com certeza, vale a pena fazer uma conta mais detalhada, como, por exemplo, quantos quilômetros você roda por ano, se roda mais em trechos urbanos ou rodoviários, para ver se vale a pena pagar o preço pela economia ou adquirir a versão Altis – ela vem um pouco mais recheada, com motor flex de 177 cv.

Pelos cálculos, seria necessário ficar pelo menos seis anos com o carro para valer a pena. Então, no meu caso, a conta não fecha. Vale lembrar que o Corolla híbrido tem a garantia igual a dos outros modelos – 5 anos de garantia total e mais 3 anos da bateria que alimenta os motores elétricos, totalizando 8 anos. Segundo a Toyota, nunca houve necessidade de dar uma garantia e nem de trocar nenhuma bateria desde a chegada do Prius no mercado, em 2006. Ficou interessado? Os valores do novo Corolla começam em R$ 99.990 e podem ultrapassar os R$ 124.990.

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