quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Soja retoma negócios na sombra da febre suína

Por:  -Leonardo Gottems

Na volta das atividades na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT), após o feriado de Natal, o mercado da soja norte-americano busca direcionamento. Isso porque o volume de negócios começa a declinar nesse fechamento de ano, e há carência de fatores fundamentais que possam nortear tendências.


De acordo com a ARC Mercosul, uma vez que a situação política entre EUA e China está caminhando em passos lentos para a assinatura da chamada “Fase 1” do Acordo Comercial: “O fato curioso é que há novos registros de Febre Suína têm se espalhando por territórios chineses que já tinham sidos classificados como ‘livres da doença’”.

“O Governo da China tenta combater o mercado da carne suína clandestina, que facilita o alastramento do vírus causador da Febre Suína, sem as devidas medidas de contenção. A inflação na carne de porco chinesa já sofreu uma alavancagem de quase 120% no período dos últimos 12 meses, incentivando o comércio no ‘mercado negro’. A ARC alerta que uma cura para a doença não existe e que pesquisadores já estão há décadas tentando controlar mutações deste antigo vírus causador da recente epidemia”, apontam os analistas.

CLIMA

Ainda de acordo com a ARC Mercosul, os mapas climáticos atualizados trazem a permanência de uma massa de ar quente de alta pressão sobre todo o Nordeste brasileiro, impedindo a chegada de chuvas sobre a Bahia e o Piauí até os últimos dias de dezembro: “Infelizmente há regiões no MATOPIBA que já enfrentam mais de 15 dias de estiagens. A prolongação do padrão mais seco preocupa frente a qualidade da safra em campo na região”.

“Além do mais, a falta de precipitações e temperaturas mais quentes também definem o cenário para todo o Centro-Sul do Brasil até o começo de janeiro. Entretanto, esta região ainda não se encontra em uma zona de preocupação acentuada como o Piauí e o oeste da Bahia. A falta de chuvas sobre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é tida como ‘adequada’, com qualquer problema sendo estritamente pontual”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Nenhum comentário: