quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

2019 foi ano da Carne Certificada no RS


Por: 


O ano de 2019 foi de muito trabalho e realizações para a raça Devon. Entre os destaques, o consumidor gaúcho conheceu, a partir do mês de agosto, os cortes premium de carne Devon certificada, fornecidos pelo Frigorífico Famile, de Pelotas, para todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, onde o Programa de certificação existe há quase três anos, o total contabilizado pelo Frigorífico São João, de São João de Itaperiú, é de  aproximadamente três mil animais desde o início da certificação. Hoje, a qualidade e o sabor da Carne Devon Certificada estão disponíveis em 120 pontos de venda em Santa Catarina e em mais de 30 locais no Rio Grande do Sul. Para a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, ABCD, Simone Bianchini, que acumula a função de Coordenadora do Programa de Certificação, o mercado de carnes certificadas é diferenciado, tem boa aceitação e é promissor. “O Excelente sabor que a carne Devon proporciona ao consumidor tem muito a ver com as caraterísticas zootécnicas dos animais. E a principal delas, para mim, é a docilidade da raça, pois influencia diretamente no sabor da carne, que é suculenta e macia”, garante.


Beneficiada pela balança positiva no agronegócio brasileiro e a valorização da carne bovina, a Associação iniciou, neste ano, a certificação de terneiros, incentivando criadores e produtores rurais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a trabalharem com animais de qualidade. “Os novilhos e novilhas que são certificados pelos técnicos nas plantas frigoríficas parceiras recebem um prêmio, que varia de 8% a 15%, como forma de incentivo. Isso representa um incremento financeiro no bolso  produtor”, explica Simone.

Num setor em que a qualidade do produto é fundamental, também foi decisivo o fomento ao registro de touros, uma ação que busca apresentar as vantagens do uso de reprodutores melhoradores. Touros marcados permitem a produção de terneiros diferenciados e mais valorizados no mercado. Segundo Simone Bianchini, é um trabalho junto aos criadores, para melhorias no manejo do rebanho e na genética do plantel. “Estamos mostrando para o criador que, produzindo com qualidade, ele terá maior rentabilidade no bolso”, afirma.

A ABCD entra em 2020 trabalhando para a realização de novos projetos, atenta à realidade de expansão da raça e ao aumento dos plantéis. “Teremos novidades para 2020, mas cada uma será divulgada na hora certa”. Agradecemos o empenho e o tempo de todos que trabalham pelo crescimento da raça. Juntos, seremos Devon”, destaca a dirigente.

Nenhum comentário: