sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Psicóloga de Campo Grande lança 1º livro de Psicologia Positiva de MS




“A vida impõe os mesmos reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade”. A frase de Martin Seligman, um dos pioneiros da chamada Psicologia Positiva, está longe de representar uma visão conformista, romântica ou utópica da vida cotidiana.

Na avaliação da psicóloga e escritora Sálua Omais, diretora do Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional - Psicotrainer - é preciso separar o joio do trigo nesses tempos de excesso de informação e soluções mágicas. “A Psicologia Positiva é totalmente baseada em estudos científicos desenvolvidos por instituições e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, que atestam a eficiência das técnicas empregadas”, explica.

Sálua se dedicou a pesquisar o tema e, para romper o estereótipo do “ser feliz hoje”, escreveu o Manual de Psicologia Positiva (Qualitymark Editora), lançado esta semana em Campo Grande e primeiro livro sobre essa temática no estado. Na obra, reuniu estudos dos precursores da nova vertente da Psicologia, a maioria norte-americanos, aliando os próprios argumentos e técnicas que comprovadamente proporcionam bem-estar.

Mas, afinal, o que é a Psicologia Positiva? “Vínhamos nos concentrando em tratar as doenças, as patologias, em resolver questões que já faziam a pessoa sofrer. Isso também é importante. Mas, a Psicologia Positiva segue por outro caminho porque se constatou que, muitas vezes, se concentrar no que é ruim e precisa ser mudado potencializa as dificuldades e paralisa, trazendo frustração e mais sofrimento”, explica.

Além disso, segundo a psicóloga e palestrante, hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico - conteúdo de extremo valor dentro de Empresas e Organizações, que ajuda a aumentar significativamente o engajamento, o desempenho e a produtividade da equipe, reduzindo o índice de absenteísmo e rotatividade de funcionários. "A Psicologia Positiva mostra que a felicidade dá lucro, isso quer dizer que, um funcionário feliz pode trazer um crescimento maior para o negócio, reduzindo os obstáculos ligados a baixa performance e à desmotivação dos colaboradores", complementa.

Ministrando cursos em diversas temáticas na área de Desenvolvimento Humano, Sálua criou há alguns anos, em Campo Grande, um Centro de treinamento - Psicotrainer - onde ministra diversas formações, sendo algumas delas exclusivas, sendo a única instituição do estado a realizar a Certificação Internacional em Psicologia Positiva, e também Certificações Internacionais na área de Neurossemântica e Programação Neurolinguística.


Serviço – A Psicotrainer oferece consultoria a empresas, cursos, palestras e treinamentos em Desenvolvimento Humano de Equipes e Lideranças, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística e Neurossemântica, Disciplina Positiva e Educação Parental, Orientação Profissional, Psicoterapia e Coaching, e está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 2709, Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Nenhum comentário: