domingo, 26 de novembro de 2017

Chuva provoca diversos estragos na capital

Por NATALIA YAHN/ Correio do Estado
A chuva que caiu em Campo Grande, desde ontem até a madrugada de hoje, provocou diversos estragos na cidade. Houve queda de árvores e suspensão no fornecimento de energia em vários bairros, casas foram destelhadas, e além disso semáforos estão ainda sem funcionar na região central.
 A Defesa Civil Municipal informou que atendeu diversos chamados para desobstrução de vias durante a tarde de sábado até aproximadamente 1h deste domingo. A única equipe responsável pelo socorro precisou ser retirada das ruas após o início da chuva que caiu durante quase toda a madrugada.
A primeira ocorrência foi às 16h40 de ontem quando cinco casas do Bairro Vespasiano Martins, para onde as famílias da favela Cidade de Deus foram removidas no início de 2016, foram destelhadas. Equipe da Agência Municipal de Habitação (Emha) esteve no local para analisar a situação. A Defesa Civil informou que foram distribuídas lonas.
Na Vila Carlota também ocorreu um destelhamento, além de uma árvore que caiu na via que foi retirada. Outra árvore caiu sob um veículo na Rua Bertolino Vieira, no Bairro Rita Vieira. A Defesa Civil informou que não conseguiu fazer a remoção por dificuldades técnicas e o caso foi repassado para o Corpo de Bombeiros.
“Eles estiveram no local e também não tinham condições de remover. Agora pela manhã será feita avaliação e estabelecida uma estratégia para a retirada da árvore que está sob um carro e encostada no telhado de uma residência”, explicou o chefe de operações do órgão, capitão Lenirdo Pedroso. Também no Rita Vieira, um condomínio teve pelo menos três casas destelhadas.
Já a queda de energia que ocorreu ontem a tarde deixo o Bairro Monte Castelo pelo menos quadro horas no escuro, na Vila Planalto uma fase caiu por aproximadaente três horas e por mais uma hora a região ficou totalmente sem luz.
Outras árvores caíram na Vila Nha Nha e na Avenida América, na Vila Planalto - a última ocorrência atendida pela Defesa Civil. “Nos dois casos as ruas ficaram interditadas, mas as árvores foram removidas e o trânsito liberado”.
Outra árvore caiu também na MS-080, próximo a rochedo. “Os moradores entraram em contato, mas conseguiram eles mesmos resolver”, explicou Pedroso.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o vento teve velocidade de 61 km/h ontem na Capital. “É um vento canalizado, foi muito forte em algumas áreas da cidade. Tivemos vários chamados e os Bombeiros outros tantos. Hoje devemos ter mais pedidos de socorro, vamos avaliar e fazer o que for possível”.
No centro, na Rua Pedro Celestino entre as ruas Amazonas e Pernambuco uma árvore caíu e impede a passagem de veículo. Na mesma via, entre as ruas Maracaju e Barão do Rio Branco os semáforos estão com problemas, piscando no amarelo e um deles está apagado.
A prefeitura não informou se há equipes nas ruas da cidade para resolver os problemas no trânsito.

Nenhum comentário: