segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mapa declara emergência fitossanitária para combate de praga em Mato Grosso do Sul




O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) declarou por um ano, a partir de quinta-feira (2), estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da Helicoverpa armigera (lagarta) em Mato Grosso do Sul, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas urgentes. Com isso, os agricultores do estado ficam autorizados a importar benzoato de emamectina para usar em suas lavouras, a fim de combater a lagarta.

Entre as medidas de emergência, estão o uso de cultivares que reduzam ou eliminem as populações da praga; determinação de épocas adequadas de plantio e restrição de plantios posteriores; vazio sanitário para deixar a terra sem cultivo, uso de controle biológico; utilização de controle químico; uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico; determinação da adoção do manejo integrado de pragas emergencial; disseminação de agentes de controle biológico nas áreas afetadas; e práticas culturais, como rotação de culturas, adoção de áreas de refúgio, destruição de restos culturais e plantas voluntárias.

A praga atinge as lavouras de soja, algodão e milho, entre outras culturas. Hoje, estão com emergências fitossanitárias declaradas, em função da Helicoverpa armigera, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, da Bahia, do Maranhão e Piauí.

A medida foi publicada na edição de quinta-feira(2) no Diário Oficial da União.


Nenhum comentário: