quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Em Campo Grande escola treina professores para cultivo de Horta Irrigada via celular



CGNoticias                         Foto:Divulgação



No campo da educação o que não falta é força de vontade para aprender. Assim foi com professores da Escola Municipal Fauzze Gattas Filho, que passaram por um treinamento para atender o projeto “Tecnologias Sociais: o pensar, o fazer e inovar na comunidade escolar”. O trabalho é realizado na horta da unidade, com intuito de levar o aprendizado sobre as técnicas de cultivo de hortaliças para a sala de aula e comunidade escolar.

O treinamento com os professores foi realizado de forma prática na própria horta da escola e tem objetivo de incentivar alunos e a comunidade a desenvolver hábitos alimentares saudáveis, através do consumo de produtos sem agrotóxicos; preservar o meio ambiente e  incentivar as famílias a construir, em casa, canteiros para produzir alimentação saudável.

Ao todo, 12 professores participaram da aula técnica e prática, onde foi demonstrado como são produzidas as mudas. Como objeto de estudo, foi utilizado sementes de alface, substrato, água e bandeja de mudas.

Na explicação aos professores, o presidente da empresa da Casa das Sementes, que faz parceria com a escola no projeto, Cristiano Marques, mostrou o passo a passo de como reproduzir corretamente, bem como obter a germinação perfeita, com a profundidade da semente, quantidade de água e a posição certa na bandeja.


Pelo celular

A horta atende a Lei Municipal nº 5700/16, que dispõe sobre o reaproveitamento de água pluvial nas escolas públicas da cidade. O método de captação pluvial garante a manutenção do projeto, que tomou amplitude até pelo telefone celular.

O sistema tecnológico utilizado na irrigação é controlado e cronometrado via celular pela própria diretora do Fauzze. “Através do sistema controlado, vejo quantas vezes foi feita a irrigação e ainda posso diminuir ou aumentar a quantidade de irrigação de acordo com o clima”, explica Tania Vital.

Parceria

O projeto conta com parcerias de instituições privadas e públicas. A Casa da Semente vem desde 2005 trazendo materiais, insumos e estudos técnicos para que as pessoas envolvidas no processo de aprendizado dos alunos e da comunidade possam reproduzir de maneira correta.

Outra parceria é com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e tecnologia e Agronegócio (Sedesc) que também tem papel fundamental no sentido de oferecer orientações técnicas e participar com  recursos como adubo, calcário, sementes, matérias de irrigação e trator.

O projeto foi inscrito no Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), uma empresa pública,  ao qual foi reconhecido na categoria social, recebendo o valor de R$200 mil. Com o recurso a diretora investiu em tecnologia  e implantou internet física em todas as salas de aula e também wireless, que atende também toda a unidade.

Nenhum comentário: