sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Além de recapeamento do Exército, 4 vias terão semáforos sincronizados


Portal Correio do Estado      Foto:Divulgação
Obras começam na segunda e últimos detalhes foram definidos hoje

Equipes da prefeitura e do Exército se reuniram nesta manhã para definir os últimos detalhes técnicos das obras de recapeamento das ruas Bandeirantes, Marechal Deodoro, Guia Lopes e Brilhante. Os trabalhos começam na segunda-feira (13) e o município deve aproveitar as obras para colocar em prática a sincronização dos semáforos, projeto que começou a ser implantado na Capital em 2014.

Reunião na superintendência da Caixa Econômica Federal contou com participação de representantes do Exército, da prefeitura, incluindo o secretário de Governo, Antônio Lacerda, e também da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

O início das obras está marcado para 6h30, na Rua Guia Lopes, e deve contar com interdição de meia pista para diminuir impactos no tráfego de veículos.

A reportagem apurou que estrutura para que a sincronização dos semáforos ocorra nas vias jé está sendo montada e que o trabalho será feito em paralelo ao asfaltamento das vias.

O titular da Agetran, Janine de Lima Bruno, no entanto, não foi localizado pela reportagem para detalhar o projeto.

PARCERIA

Firmado em agosto do ano passado por mais de R$ 24 milhões, o convênio só será executado agora, seis meses depois. O prefeito Marcos Trad (PSD) afirmou que os atrasos para que tudo saísse do papel foram de responsabilidade do antecessor, Alcides Bernal (PP).

“A partir de segunda-feira todo maquinário estará aqui para recuperar a Bandeirantes, Marechal Deodoro, Guia Lopes e Brilhante. Boa parte do projeto foi refeita com ajuda dos técnicos da prefeitura e Caixa Econômica, vai trazer economia de tempo e do valor do convênio total”, disse.

O prazo previsto em contrato para finalização das obras é de 27 meses. Os três primeiros meses para medições e estudos finais já se passaram, portanto, são previstos mais 24 meses para conclusão das obras.

Trad, no entanto, afirma que será possível concluir tudo entre 18 e 20 meses. O prefeito também acredita que economias possam ser feitas ao longo do processo e que o Exército execute tudo que foi contratado com menos dinheiro. “Pode haver devolução do dinheiro”, disse.

OBRAS

Na segunda-feira, as obras serão iniciadas pela Rua Guia Lopes porque o projeto executivo já está concluído. Para que o tráfego de veículos seja menos impactado, haverá interdição apenas de meia pista.

Os militares trabalharão 12 horas por dia, em escala de 35 dias com cinco de folga. Boa parte dos 240 militares que trabalharão no pico dos serviços, previsto para abril, foram treinados na cidade de Araguari (MG).

Na segunda-feira, estarão nas ruas 102 militares. Toda a infraestrutura usada terá maquinário das bases do Exército no Estado.


Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Gerson Menandro, afirmou que tudo será feito com agilidade. “Contem com o serviço feito com qualidade, no prazo acordado e com preço justo”.

Entre as obras já executadas por militares em Campo Grande desde 1980 estão ampliação do Aeroporto da Capital, duplicação de rodovia entre Campo Grande e Indubrasil, incluindo viaduto, além de construção das BRs 262, 060 e 267.

Nenhum comentário: