segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Alto número de abstenção surpreende candidatos à prefeitura da Capital




Correio do Estado           Foto:Gerson de Oliveira/Correio do Estado


Candidatos que concorrerão à prefeitura de Campo Grande no segundo turno, Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) se surpreenderam com o alto número de abstenção de eleitores nas eleições de hoje, que somaram 114.286. Os dois disputarão o segundo turno e atribuíram o índice ao descontentamento da população com a política atual.

Marquinhos Trad (PSD) teve 34,57% da preferência dos eleitores e Rose Modesto (PSDB), ficou em segundo lugar, com 26,62%.

Candidato da coligação Sempre com a Gente, Marquinhos Trad afirmou que abstenções e alto índice de votos brancos e nulos são um recado do cidadão aos políticos, para que mudem a forma de fazer política.

“O número de abstenção é assustador, o índice é muito grande. Tem vereador que teve 11 mil votos na última eleição e agora se elegeu com 1,8 mil, 2 mil votos. O recado do eleitor está muito claro e o político que não se adaptar e não se adequar a esse recado vai ter vida curta. O momento político da nossa cidade é ruim para a credibilidade da política”, avaliou.

Rose Modesto também atribuiu o alto índice de abstenção ao descontentamento com o cenário político, não só da Capital, mas do Brasil.

“O número de pessoas que não foram as urnas hoje é bastante alto e isso é fruto do momento delicado que o país vive. É preciso resgatar a esperança e credibilidade para nas próximas eleições a gente ver todo mundo de casa para votar com alegria, fazendo suas escolhas", disse.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além das mais de 114 mil abstenções, houveram 36.017 votos nulos e 17.619 em branco.

Apesar dos índices "surpreendentes", ambos comemoraram o resultado nas urnas e classificaram o segundo turno como uma uma nova eleição.

SEGUNDO TURNO

Candidatos afirmaram que irão buscar apoio de candidatos que não se elegeram para a campanha do segundo turno. Terceiro colocado no pleito com 111.128 votos, Alcides Bernal (PP) deve ser disputado pelas duas coligações. No entanto, Rose e Marquinhos não confirmam nem negam se irão conversar com o pepista.

Conforme Marquinhos, será pedido apoio para todos os candidatos. Ele citou nominalmente Coronel David (PSC) e Marcelo Bluma (PV) como possíveis aliados, mas não descartou o apoio dos demais candidatos.

“Aliança nossa vai ser com todos que querem o bem de nossa cidade, a reconstrução. Vou conversar com todos aqueles que não tiverem sucesso nas urnas e ver o que eles pretendem para nossa cidade, isso que é importante”, afirmou.

Já a candidata da coligação Juntos por Campo Grande não citou nomes, mas disse que já há definição de alguns aliados que sinalizaram anteriormente que apoiariam sua candidatura em caso de segundo turno e afirmou que buscará os demais.


“Esse é o momento da gente poder unir o time que tá pensando o macro, que não é mais agora um projeto isolado de um partido, mas é de fato para gente poder salvar Campo Grande. Nós vamos já a partir de hoje buscar esse apoio que vai ser importante para nossa vitória e nossa militância”, disse.

*Colaboraram Gabriela Couto e Tainá Jara

Nenhum comentário: