quinta-feira, 28 de abril de 2022

Primeiro trator movido a biometano no mundo é colocado à venda

 


Cinco unidades do T6 já estão prontas no Brasil, com expectativa de aumento na produção nos próximos meses
Por:  -Aline Merladete

Lançado no Brasil em fevereiro, o T6 Methane Power da New Holland já está pronto para  estrear nas propriedades  agronegócio brasileiro. O primeiro trator movido a biometano do mundo foi colocado oficialmente à  venda na Agrishow, e nesta manhã aguardava o fechamento do primeiro negócio - já bastante adiantado. Cinco unidades do T6 já estão prontas no Brasil, com expectativa de aumento na produção nos próximos meses.



O custo do trator é cerca de 40% maior do que uma máquina similar movida a diesel. Além disso, é preciso levar em conta a necessidade de instalação de todo o ecossistema necessário para o uso do equipamento, com uma unidade digestora e outra purificadora de biometano. Contudo, o fabricante garante que em cinco anos já é possível recuperar o investimento no trator, a partir do retorno na economia com diesel. 


O T6 vem na esteira da agricultura sustentável, buscando a redução no consumo dos combustíveis fosseis e na emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. Ele é voltado aos produtores de bovinos, suínos e cana de açúcar, mas a empresa garante que é possível adaptar o sistema para uso em outros tipos de cultura, como o trigo. A expectativa, nos próximos anos, é de que pelo menos 5% a 7% do mercado de tratores seja abraçado pelo uso de combustíveis como o biogás.


A New Holland ainda reforça que a eficiência e performance do T6 é idêntica a de outros tratores semelhantes. O sistema operacional, na ausência do biometano, também funciona a partir da substituição pelo gás veicular GNV.


Todos os tratores T6 Methane Power vem com sistema de telemetria se série, permitindo controle total durante as operações.

Nenhum comentário: