sábado, 31 de julho de 2021

Campo Grande encerra primeira semana de volta às aulas sem casos de Covid-19

 

Aulas para o 1º ao 5º ano serão retomadas de forma escalonada na próxima segunda-feira (2)


Mariana Moreira

Durante a primeira semana de aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino (Reme), nenhuma suspeita ou caso de Covid-19 foi confirmado, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 


Para o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), o saldo positivo é resultado dos protocolos de biossegurança e orientações repassadas aos estudantes. 


"Após cinco dias da retomada das aulas nas escolas municipais, os resultados são extremamente positivos. Quase 80% dos pais autorizaram a permanência de seus filhos e mais do que isso, os pais estiveram presentes nas escolas para constatar todo o êxito nos protocolos de biossegurança, que estamos obedecendo todos os métodos de prevenção [ao coronavírus], com cautela e prezando pela segurança de todas às crianças ao retorno a seus lares", salientou Trad.  


Durante entrevista coletiva na Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, no bairro Monte Castelo, a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, pontuou que após cinco dias de aulas escalonadas, os pais estão mais confiantes em autorizarem o retorno presencial de seus filhos aos colégios. 


"Após essa primeira semana estão mais tranquilos, inclusive, muitos pais que optaram primeiramente pelo não retorno, já estão procurando as escolas para autorizarem às crianças ao escalonamento", reiterou a secretária. 


Conforme Fernandes, para aqueles que optarem pelo ensino remoto, todos os conteúdos permanecem sendo administrados pelo Canal Reme 4.2, na TV Educativa, além do Youtube e atendimento pelo Whatsapp. 


Para a diretora da Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, Giselle Mendonça, o balanço da primeira semana de readaptação ao ambiente escolar foi extremamente positivo. 


"O retorno superou as nossas expectativas, porque fizemos muitas orientações antes da volta, durante as aulas online, nos grupos de whatsapp dos pais, fizemos reuniões escalonadas por turmas onde apresentamos o manual de acordo com as normas de biossegurança. Os alunos estão contribuindo conosco de uma forma fantástica", reiterou Mendonça. 


Apesar do frio desta sexta-feira (30), o estudante João Augusto Bexiga, 13 anos relatou com entusiamos a volta às aulas presenciais. 


“Fiquei muito feliz por voltar, porque nas aulas onlines estava muito difícil de assimilar o conteúdo e é muito bom poder rever os meus amigos. Já consegui me adaptar nessa nova rotina escolar e estou satisfeito de ter voltado", disse o aluno. 


Evasão

De acordo com a titular da Semed, Elza Fernandes, não foram registrados casos de evasão escolar durante o ano letivo de 2021 na Reme. 


Em contrapartida, a pandemia foi responsável pelo abandono escolar de mais de 1,5 mil alunos de Campo Grande durante o ano passado. 


"Neste ano, pelo o que percebemos as matrículas se mantiveram e não temos números de abandono escolar ou das apostilas de atividades", afirmou Fernandes. 

Nenhum comentário: