sábado, 31 de julho de 2021

Azambuja inicia tratativas com representante do governo americano para investimentos no Pantanal e Rio Taquari

 


Representante a região Centro-Oeste, Azambuja apresentou os projetos “Renova Taquari” e “Pró Pantanal”


O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, iniciou tratativas nesta sexta-feira (30) com o representante especial do Governo Americano sobre o Clima, John Kerry.


A reunião aconteceu por videoconferência tendo como principal objetivo buscar investimentos internacionais no Pantanal e Bacia do Rio Taquari.  


Era esperado a presença virtual do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. No entanto, não compareceu.


Na ocasião, Azambuja representou a região Centro-Oeste e apresentou dois projetos aos americanos: “Renova Taquari” e “Pró Pantanal”.  


“Foi uma reunião extremamente produtiva, onde apresentamos os projetos prioritários para o Pantanal, recuperação do Rio Taquari e o nosso programa Estado Carbono Neutro”, ressaltou.


O governador aproveitou o momento e citou que o Estado já conta com programas importantes no setor, como por exemplo, “Estado Carbono Neutro”, que visa neutralizar a emissão de gás de efeito estufa até 2030 em Mato Grosso do Sul e o “Ilumina Pantanal”, que levou energia para todas as propriedades por meio de placas solares.


Ao final do encontro, John Kerry elogiou as apresentações.


“Valorizo todas as apresentações que foram boas e sérias. Vamos trabalhar para continuar esta parceria. É um privilégio partilhar estas ideias“, destacou.


Renova Taquari

Neste projeto para Bacia do Rio Taquari, o objetivo é a proteção das matas ciliares e recuperação do local danificado com o assoreamento.  


O projeto apresentado ao governo americano promove práticas saudáveis para uso do solo, crescimento da vegetação e estabilização de “voçorocas”.  


Além disso, tem como intuito ampliar atividades econômicas de piscicultura em barragens, atrair empresas com compromisso ambiental e ainda gerar mais de 500 empregos verdes.


Pró Pantanal

Por meio de ações de apoio aos empreendedores locais, economia criativa, fomento às boas práticas na produção de carne sustentável e combate aos incêndios florestais, o objetivo deste projeto é fazer esta parceria para estimular a recuperação econômica na região.


Com isso, também inclui manejo de solos e pastagens, incentivo à agroenergia e valorização da cultura pantaneira.


 

Reunião com representantes do governo americano

A reunião virtual foi organizada pela Fundação R20 em parceria com os “governadores pelo clima”.


A reunião teve como principal objetivo conversar sobre relação a financiamento de projetos contra o aquecimento global e a favor da preservação do meio ambiente, no qual, foram apresentadas duas propostas por região.


Além de Azambuja, também apresentaram projetos o governador de São Paulo João Dória; do Piauí, Wellington Dias; Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; Pará, Helder Barbalho; Amazonas, Flávio Dino e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.


Com informação do Portal Correio do Estação

Nenhum comentário: