terça-feira, 7 de novembro de 2023

Alunos do MS poderão ter robótica como conteúdo transversal no currículo escolar das escolas públicas

 

                                              Foto: Divulgação


Na manhã desta terça-feira (7), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 125/2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que inclui noções de robótica como conteúdo transversal, no currículo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.


 

O objetivo da proposta é promover a interdisciplinaridade e a integração dos conceitos de noções de robótica com outras matérias e ainda, incentivar a utilização de sucata e aproveitamento de material reciclado, para a aplicação da temática no cotidiano dos alunos.

 

Aprovado em plenário, por unanimidade, o projeto apresentado por Jamilson justifica que a robótica é uma ferramenta que auxilia na produção e aprimoramento dos conhecimentos de física e matemática, possibilitando aos alunos aplicarem em seu cotidiano, de forma concreta, o que aprenderam em sala de aula.

 

“A aprovação, por unanimidade, demonstra mais uma vez a sensibilidade e a preocupação dos colegas desta Casa de Leis  com a inclusão de temas como a robótica, no currículo das escolas da rede pública estadual, já que, as crianças, jovens e adolescentes serão incentivados  a utilizar materiais de sucata ou kits de montagem,  que irão estimular a  criatividade dos alunos, e a aplicação prática das matérias aprendidas  em sala de aula: trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que envolve motivação, colaboração, construção e reconstrução, integrando diversas áreas de conhecimento e utilizando conceitos de outras disciplina, e  a extensão motora, sensorial e perceptiva do aluno. ”, salientou Jamilson.

 

O projeto de lei segue agora para apreciação do governador Eduardo Riedel.


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