quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Primeiro Longa LGBT da Internet vira livro em Portugal

 





Pioneiro no YouTube cineasta Fabiano Cafure transforma roteiro em livro


São mais de 20 milhões de visualizações. Isso corresponde a 10% da população do Brasil, em concordância com o que o relatório Kinsey, famoso relatório usado para balizar a quantidade de pessoas LGBT+ no mundo, e que afirma que são 10% da população mundial. Esse é o número de visualizações que o filme “Eu Te Amo Renato”, de Fabiano Cafure tem no YouTube.


E ele guarda outra marca histórica e importante: foi o primeiro longa-metragem brasileiro feito exclusivamente para a internet, ou seja, não foi feito para passar nas salas de cinema, inicialmente.


Com um orçamento apertado, atores voluntários, e outros malabarismos que só quem faz cinema, arte e cultura no Brasil, conhece, Cafure produziu, filmou e editou seu longa de pouco mais de 1 hora e 20 minutos de duração. O filme está disponível em seu canal do YouTube: Canal O Cubo.


O filme conta a história dos amigos de infância Beto e André, que se reencontram após muitos anos, na pequena cidade de Valença, interior do Estado do Rio de Janeiro. Beto está tendo um relacionamento com a esfuziante Adriana, e traz André para o convívio deles. Até que os namorados acabam formando um trisal, com revelações surpreendentes, e um final impactante.


O longa-metragem também é uma homenagem aos anos 90, efervescente pela liberação cultural, sexual e artística do Brasil, onde várias bandas de música, reverenciadas até hoje, sendo uma em especial: a banda brasiliense Legião Urbana, e o seu vocalista Renato Russo.


Lançado em 2013, o sucesso foi tamanho, que reverberou, e continua reverberando até hoje. Primeiro, reverberou numa websérie, também feita exclusivamente para a internet, que se chama “Todo o Tempo do Mundo”.


Divida em 12 episódios, de minutagem variada, ela é a continuação do filme “Eu Te Amo Renato”, onde você pode ver os personagens mais velhos, e o que aconteceu com eles após o término do filme. Feita em 2016, mostra a evolução do trabalho dos atores, e, até mesmo, do diretor.


“A filmagem está mais madura, os equipamentos estão melhores, o enquadramento, a produção, tudo dá um salto qualitativo. Tanto que, para a websérie, tivemos patrocínio, ao contrário do que aconteceu com o filme”, revela Cafure. E foi mais um sucesso, com cada episódio com mais de uma dezena de milhar de visualizações.


E como um sucesso puxa o outro, e a cabeça de Fabiano Cafure não para de trabalhar, eis que em 2023 surge uma novidade reversa: ao contrário do que todos os diretores de cinema fazem, que é transformar um livro de sucesso em filme, Fabiano transformou seu filme de sucesso em livro!


Numa parceria com a Editora Kotter de Portugal, e com a Amazon no Brasil, ele lançou a versão impressa em Lisboa, no último mês de outubro, no seu Espaço Kreatori. Ao mesmo tempo, para que o público brasileiro também pudesse ter o livro, lançou a versão digital pela Amazon. Por apenas 15 euros em Portugal, ou por 24,99 Reais no Brasil, o livro pode ser adquirido.


O sucesso agora do livro já é tanto, que a primeira edição (impressa) já está quase esgotada, e a virtual não para de sair. Fabiano fez uma nova versão do longa, a famosa “Director´s Cut” (edição do diretor em inglês), onde incluiu mais 30 minutos de cenas e melhorias de som e imagem que não estavam na versão original, até por limitações da época.


Sobre Fabiano Cafure


Cineasta, fotógrafo, artista e apresentador, formou-se em Psicologia pela Estácio de Sá e em Fotografia pela Washington College nos Estados Unidos. Unindo a paixão pelos dois assuntos, começou a criar curtas e filmes, sempre explorando o lado psicológico dos seus personagens.


Criou o Instituto Kreatori em 2009, onde fomenta o audiovisual e criou o FESTIVAL INTERNACIONAL O CUBO DE CINEMA EM LÍNGUA POTUGUESA, que já vai pra sua 10ª edição, sendo que desde a pandemia ele aconteceu online, e em 2021 e 2022 de forma online e presencial em Lisboa. O festival trata de temas diversos, sexualidades  e com grande apoio ao público LGBT+. Atualmente vive em Lisboa (Portugal) onde trouxe a Kreatori Filmes juntamente com um espaço cultural e realiza lançamentos de livros, exposições, filmes, entre outros.


SERVIÇO:

“EU TE AMO RENATO” – LIVRO DE FABIANO CAFURE.

Autor: Fabiano Cafure.

Páginas: 144 páginas.

Editora: Kotter Portugal


Nenhum comentário: