quarta-feira, 8 de novembro de 2023

De onde veio o velhinho na capa de ‘Led Zeppelin IV’? Pesquisador decifra um dos maiores enigmas do rock

 

                                   Capa de 'IV', álbum do grupo inglês Led Zeppelin — Foto: Reprodução



Brian Edwards, pesquisador visitante do centro de história regional da Universidade do Oeste da Inglaterra, descobriu a foto original em um velho álbum durante uma pesquisa para exposição do Museu Wiltshire


O enigma maior de uma das mais enigmáticas capas da história do rock parece ter sido enfim solucionado: de onde afinal veio a foto emoldurada que aparece na capa do quarto álbum do grupo inglês Led Zeppelin, lançado em 1971?


A imagem mítica, do homem de barba grisalha, curvado, com as mãos duras segurando um mastro que sustenta um ramo de avelãs nas costas foi encontrada por Brian Edwards, pesquisador visitante do centro de história regional da Universidade do Oeste da Inglaterra, em um álbum de fotografias durante uma pesquisa para uma exposição do Museu Wiltshire em 2021.


Edwards revelou que o homem na foto em preto e branco é um profissional especializado no reparo de telhados de casas, do final do período vitoriano, do condado inglês de Wiltshire. A pesquisa envolvia registros cotidianos da localidade, de pinturas e fotografias até artefatos. Foi enquanto examinava algumas das primeiras fotografias do monumento pré-histórico de Stonehenge (localizado em Wiltshire) que ele se deparou com aquela imagem que ficou famosa.


— O Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde minha adolescência, então realmente espero que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul — disse Brian Edwards ao jornal “Guardian”, referindo-se aos três integrantes do grupo ainda vivos.



Lançado há 52 anos, “Led Zeppelin IV” (que é como o quarto álbum da banda ficou conhecido, já que não há qualquer indicação de título na capa ou encarte) vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo e inclui algumas das canções mais populares do grupo: “Stairway to Heaven”, “Rock and roll” e “Black dog”.


A imagem colorida e emoldurada do homem curvado, que se acreditava ser uma pintura, foi afixada na parede interna forrada de papel de uma casa suburbana parcialmente demolida (o que se percebe ao abrir a capa dupla), ao lado de um bloco de apartamentos localizado em Ladywood, na cidade de Birmingham.


Sabe-se que o vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, descobriu uma fotografia colorida e emoldurada da imagem original homem de Wiltshire em uma loja de antiguidades perto da casa do guitarrista Jimmy Page em Pangbourne, Berkshire.


A imagem foi redescoberta em um álbum de fotografias vitoriano intitulado “Reminiscências de uma visita a Shaftesbury. Pentecostes de 1892. Um presente de Ernest para a tia.” Continha mais de 100 vistas arquitetônicas e cenas de rua, juntamente com alguns retratos de trabalhadores rurais de Wiltshire, Dorset e Somerset.


Abaixo da imagem do homem curvado, o fotógrafo escreveu: “Um palhaço de Wiltshire”. Outras pesquisas sugerem que o palhaço é Lot Long (às vezes Longyear), que nasceu em Mere em 1823 e morreu em 1893. Na época em que a fotografia foi tirada, Long era viúvo e morava em uma pequena casa de campo em Shaftesbury Road, Mere.


Enquanto isso, uma assinatura parcial que corresponde à escrita no álbum sugere que o fotógrafo é Ernest Howard Farmer (1856-1944), o primeiro diretor da escola de fotografia da então recém-renomeada Regent Street Polytechnic, agora parte da Universidade de Westminster.


Em exposição

A fotografia está agora no Museu Wiltshire, em Devizes, e uma exposição com a imagem, juntamente com outras tiradas no oeste da Inglaterra durante a era vitoriana, está programada para ser realizada no museu na primavera de 2024.


David Dawson, diretor do Wiltshire Museum, disse ao “Guardian”:


— A exposição “Wiltshire Thatcher: uma viagem fotográfica pela Wessex vitoriana” celebrará o trabalho de Ernest Farmer, que hoje é pouco conhecido, mas foi uma figura importante no desenvolvimento da fotografia como uma forma de arte. Através da exposição, mostraremos como Farmer capturou o espírito das pessoas, aldeias e paisagens de Wiltshire e Dorset que contrastavam tanto com sua vida em Londres. É fascinante ver como este tema de contrastes rurais e urbanos foi desenvolvido pelo Led Zeppelin e se tornou o foco desta icônica capa de álbum 70 anos depois.



O Globo

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