quinta-feira, 9 de junho de 2022

Rally da Safra avalia lavouras de milho segunda safra no Sul do Mato Grosso do Sul

 


                                           Foto;Divulgação


Duas equipes técnicas estão em campo para dimensionar o potencial produtivo desta segunda safra de milho visitando áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná. Os técnicos estão percorrendo as regiões de Dourados, Naviraí e Ponta Porã, no MS e também  seguem rotas no Oeste do Paraná, percorrendo as regiões de Guaíra, Toledo e Campo Mourão; e Assis Chateaubriand, Goioerê e Campo Mourão. Os trabalhos serão encerrados em Maringá.



“O Mato Grosso do Sul registrou um comportamento climático favorável à safra no início de março, com bom volume de chuvas, e 41% das lavouras foram implantadas dentro do calendário ideal ou de baixo risco - até a terceira semana de fevereiro. O Paraná teve um ótimo início de safra, com plantio antecipado e condições climáticas favoráveis na implantação. No Oeste do estado, 63% das lavouras foram implantadas nas mesmas condições”, explica André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.


As chuvas do início de maio potencializaram a safra dos dois estados. Para o Mato Grosso do Sul, a produtividade estimada é de 93 sacas por hectare, 117% maior que na safra passada, enquanto no Paraná, pode chegar a 98 sacas por hectare, ou 124% acima do registrado na safra anterior.



“Trata-se de um momento importante para conhecermos a situação das lavouras, a partir da leitura do peso dos grãos e a população de plantas. Tivemos geadas em algumas áreas que poderão prejudicar parte das lavouras, além de alta infestação de cigarrinhas em todas as regiões produtoras, o que poderá reduzir a produtividade. Isso só ficará mais claro durante a colheita, se houver tombamento das lavouras. São variáveis que vamos acompanhar em campo juntamente com a situação climática”, esclarece Debastiani.


Cascavel receberá o evento regional “Condições da safra brasileira e mercado de grãos”, no próximo dia 09 de junho (quinta-feira), a partir das 18h, na COOPAVEL - BR-467, km 106. O evento gratuito é voltado para produtores e profissionais do agronegócio e abordará o cenário das culturas de soja e milho em cada uma das principais regiões produtoras do Brasil, o mercado de grãos, os principais resultados da etapa Soja do Rally e os trabalhos de campo da etapa Milho.



A Agroconsult, organizadora do Rally, projeta uma produção de 87,6 milhões de toneladas de milho segunda safra, redução de 4,6 milhões de toneladas sobre a perspectiva de janeiro para uma área de 15,8 milhões de hectares. Trata-se de uma safra recorde, em 20/21, o Brasil colheu 60,9 milhões de toneladas de milho segunda safra, em 14,7 milhões de hectares. A safra total de milho é estimada em 113 milhões de toneladas, com crescimento de 29,6% sobre a anterior.


A etapa de avaliação do milho segunda safra começou em 15 de maio. As duas primeiras equipes percorreram o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliaram lavouras no Sudeste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás.



Ao todo, 11 estados serão visitados durante a 19ª edição do Rally da Safra 2022. A expectativa é coletar 1.600 amostras em campo. A expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.


O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais  


Evento regional “Condições da safra brasileira e mercado de grãos” - Rally da Safra 2022

Data/horário: 09 de junho, às 18h

Local: COOPAVEL – BR-467, KM 106 - saída para Toledo



Inscrições: http://rallydasafra.rds.land/rally-da-safra-2022-cascavel-pr


Roteiros das equipes técnicas:


06/jun  Dourados/MS

07/jun  Ponta Porã/MS                

08/jun  Guaíra/PR          

09/jun  Toledo/PR         

10/jun  Campo Mourão/PR        

11/jun  Maringá/PR       


06/jun  Dourados/MS

07/jun Naviraí/MS

08/jun Assis Chateaubriand/PR

09/jun Goioerê/PR

10/jun Campo Mourão /PR

11/jun Maringá/PR

Nenhum comentário: