terça-feira, 28 de junho de 2022

UFMS promove evento para doar sangue e cadastrar doadores de medula óssea

 


Evento desta quarta-feira (29) será realizado no auditório da Faculdade de Odontologia da universidade

ALISON SILVA

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançará nesta quarta-feira (29) a campanha “UFMS Sangue Bom”, evento a ser realizado no auditório da Faculdade de Odontologia (Faodo), a partir das 14h na cidade universitária. 


O evento  promove ações para auxiliar a comunidade a doar sangue, bem como a realizar o cadastro para doação de medula óssea. A ação será realizada em parceria com o Instituto Sangue Bom.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um país deve ter entre 3% a 5% de doadores em relação ao total da população., entretanto, segundo o Ministério da Saúde, o número de doadores de sangue do país é de aproximadamente 1,9% da população. 


Por outro lado, segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil possui mais de 5 milhões de doadores de medula, atrás somente de Estados Unidos e Alemanha.


Em nota, Albert Schiaveto de Souza, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMS, disse que a campanha acontece em todas as 25 unidades de administração setorial da universidade. 


O diretor disse que  a iniciativa faz parte de outra ação da UFMS chamada ‘Se cuide, te amo! Uma ação do coração da UFMS’, que inclui o 'Eu Respeito’, por meio da qual, a cada mês, um tema é trabalhado junto à comunidade acadêmica”.


De acordo com a UFMS, a campanha terá início com uma palestra, que deve contar com estudantes, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados. 


Posteriormente, os interessados em doar sangue devem se cadastrar junto ao órgão de coleta, em nome do projeto da universidade. 


“Vamos iniciar pelo Instituto Integrado em Saúde (Inisa), as unidades com cursos da área da Saúde e da Biologia e seguiremos para as demais. A campanha deve continuar durante todo o ano e se estender até o início de 2023”, explicou em nota o pró-reitor, Albert Schiavetto. 


Carlos Alberto Rezende, fundador e presidente do Instituto Sangue Bom, disse que a  campanha irá colaborar para a formação dos estudantes, além de sensibilizar a comunidade a doar. 


“Irei ministrar a palestra inicial falando sobre a história de um transplantado, que sou eu, e falarei sobre a causa da solidariedade por meio da doação de sangue e cadastro de medula responsável. Visamos colaborar na formação mais humana dos futuros profissionais desta valorosa instituição, que nos possibilita esse espaço”, disse Rezende. 


Com Informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: