segunda-feira, 27 de junho de 2022

População em geral pode se vacinar contra a gripe nesta segunda-feira

 


Vacinação foi ampliada para o público em geral após campanha terminar sem atingir meta do público alvo

GLAUCEA VACCARI


A vacinação contra a gripe estará disponível para qualquer pessoa nesta segunda-feira (27), em Campo Grande.


A campanha de imunização contra a Influenza terminou na última sexta-feira (24), sem atingir a meta.


Conforme última atualização divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cobertura vacinal dos grupos prioritários ficou em 52,20% no Estado, com 485.692 doses aplicadas.


Desta forma, as doses remanescentes serão destinadas ao público em geral.


A vacinação para toda a população a partir de 6 meses foi liberada no sábado (25), mas cada município tem autonomia para definir a estratégia de vacinação.


Em Campo Grande, a imunização começa nesta segunda-feira e será feita enquanto durarem os estoques de vacina.


A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, espalhadas pelas sete regiões da Capital.


 O imunizante protege contra os três principais vírus circulantes: H1N1, H2N3 e Influenza B.


Campanha

Segundo a SES, foram distribuídas, no total, 1.068.980 doses de vacina aos 79 municípios do Estado. Subtraindo as que foram aplicadas, há em estoque, disponível à população, mais de 583 mil doses.


Dos grupos prioritários, Mato Grosso do Sul vacinou 43,5% das crianças, 53,7% dos idosos, 64,2% dos indígenas, 61,2% trabalhadores de Saúde, 37,1% das gestantes e 37,4% das puérperas.


A campanha nacional de imunização contra a influenza teve inicio no dia 4 de abril, com vacinação de crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.


Inicialmente, a campanha terminaria no dia 3 de junho, mas devido a baixa cobertura o Ministério da Saúde prorrogou a campanha para até dia 24 de junho. Mesmo com a prorrogação, a meta não foi atingida.


Além da vacina da gripe, também está disponível nos postos de saúde a vacina contra a Covid-19.


A Secretaria de Estado de Saúde reforça que a vacinação tanto da Influenza quanto da Covid-19 pode ser aplicada ao mesmo tempo, não havendo intervalo entre os dois imunizantes.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: