segunda-feira, 27 de junho de 2022

Missão do Papa: "Tu és Pedro"

 

* Padre Leonardo Ribeiro


A Igreja celebra no dia 29 de junho a Solenidade de São Pedro e São Paulo, conhecidos como “duas colunas da Igreja”, e unido a esta data, o Dia do Papa.


A missão do Papa é oriunda daquela confiada pelo próprio Cristo ao apóstolo Pedro. E para entender a missão do apóstolo, que foi continuada pelos papas posteriores, é preciso ter clareza da própria missão do Cristo: a salvação do homem. 


A compreensão da missão dos apóstolos, é de suma importância. Trata-se, como o próprio Catecismo afirma, de dar continuidade ao que Jesus viveu em palavras e ações. “Os apóstolos de Cristo sabem, portanto, que são qualificados por Deus como ‘ministros de uma Aliança nova’ (2Cor 3,6), ‘ministros de Deus’ (2Cor 6,4), ‘embaixadores de Cristo’ (2Cor 5,20), ‘servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus’ (1Cor 4,1)”(Catecismo da Igreja Católica - CIC, 859).


Dentre esses, era preciso um que estivesse à frente. Uma voz de comando a conduzir o rebanho, a Igreja nascente. E a escolha “foi só de Simão, a quem deu o nome de Pedro, que o Senhor fez a pedra da sua Igreja. Confiou-lhe as chaves desta, e instituiu-o pastor de todo o rebanho... Este múnus pastoral de Pedro e dos outros apóstolos pertence aos fundamentos da Igreja e é continuado pelos bispos sob o primado do Papa” (CIC, 881).


Considerando que a missão do Cristo era o resgate do homem das consequências do pecado, para a vida plena, a mesma era confiada aos apóstolos, e a Pedro, de forma particular: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15b). A Pedro foi confiado o rebanho de Cristo, o cuidado com o povo de Deus, a fim de que a vida plena que Jesus trouxe fosse levada a todos os povos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).


A missão do Papa, iniciada a partir de São Pedro, se traduz no exercício da autoridade da Igreja. Autoridade que deve ser exercida, sobretudo pelo amor à Igreja, como o Bom Pastor que é impelido a “dar a vida pelas suas ovelhas”, quando estas correm risco pelos ataques do inimigo de Deus.


O Papa, sendo o chefe da Igreja, precisa ser um homem de comunhão e diálogo, construtor de pontes (pontifex). Promotor do amor, da concórdia, da unidade e da paz. Um autêntico arauto da salvação e libertação que o próprio Jesus veio trazer aos homens. Ele é o Pastor Universal dos católicos, nosso pai maior, por isso é chamado de Papa (papai). Ele sempre foi, desde São Pedro, o Bispo de Roma, por isso é chamado de Romano Pontífice.


Sendo o promotor da unidade e da verdade, o Sumo Pontífice deve salvaguardar a Igreja e os fiéis de tudo o que se revela contrário aos valores cristãos, à sã doutrina e à dignidade humana.


Em especial, neste dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, voltemos nossos corações e preces a Deus pelo Papa e pela sua bela missão, também exigente. Que o Espírito Santo conduza o Papa Francisco, concedendo-lhe sabedoria, docilidade e amor pela Igreja, pelo rebanho do Senhor.


São Pedro e São Paulo, rogai por nós!


* Padre Leonardo Ribeiro é membro da Comunidade Canção Nova. Licenciado em Filosofia e bacharelado em Teologia. Atualmente, está na Casa de Missão da Canção Nova em Roma.



Nenhum comentário: