quinta-feira, 16 de junho de 2022

Gigantes fecham parceria para biometano

 


Combustíveis e produtos de alta qualidade obtidos com menores emissões de carbono
Por:  -Leonardo Gottems


Duas gigantes brasileiras, Petrobras e Raízen anunciaram nessa semana que fecharam parceria para prospectar potenciais negócios com biometano. O acordo envolve a produção, compra e venda do combustível renovável produzido pela Raízen a partir de resíduos da cana-de-açúcar.



O biometano, parecido com o gás natural, está inserido na categoria de combustíveis sustentáveis, tais como o diesel R5 e o BioQAV. Trata-se de uma alternativa aos combustíveis fósseis, com potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa.


“Esse projeto é uma oportunidade de conectar a produção de biometano renovável com a produção de combustíveis e produtos de refino de alta qualidade que, dessa forma, serão obtidos com menores emissões de carbono. A iniciativa reforça nosso compromisso em buscar oportunidades econômicas e sustentáveis que combinem geração de valor e baixo carbono, oferecendo produtos de melhor qualidade e eficientes do ponto de vista ambiental”, disse o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho.


O CEO da Raízen, Ricardo Mussa, afirma que a produção de biometano amplia o portfólio de soluções renováveis da companhia, garantindo economia e sustentabilidade: “O biometano tem um alto potencial de descarbonização e possibilidade de uso nos mais diversos setores da economia. Com investimentos em inovação e tecnologia, conseguimos extrair o máximo da biomassa da cana, aumentando o potencial sustentável de nossa cadeia e impulsionando a redução de emissões de CO2 de nossos parceiros. Acreditamos no potencial da cana para a geração de inúmeras soluções em energia e a produção de biometano é um importante passo para acelerar a transição energética no país”.

Nenhum comentário: