quinta-feira, 16 de junho de 2022

Conheça os benefícios da amora para a sua saúde

 

                                           Foto; Divulgaçaõ

Por: Douglas Ferreira



Além de ser uma delícia, a amora faz parte do grupo das frutas vermelhas, e por isso ela é cheia de nutrientes preciosos como zinco, fitonutrientes, ferro, magnésio, e vitaminas A, B, C, E e K, ao mesmo tempo que contém poucas calorias e baixo açúcar em sua composição.


No Brasil, existem três tipos de amora, a amora-vermelha, amora-branca e amora-preta. Além de cada um dos tipos ser muito saboroso, todas eles podem proporcionar benefícios para a nossa saúde.



Benefícios da amora

A amora é uma fruta rica em antocianinas, flavonoides e ácidos fenólicos, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essa fruta ajuda no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.


Alguns dos benefícios à saúde obtidos com o consumo da amora são:


1. Previne o envelhecimento precoce e o câncer

Os pigmentos arroxeados presentes na amora são conhecidos como antocianinas, que são substâncias capazes de livrar nossas células de variadas doenças. A amora é uma importante aliada no combate aos radicais livres, o que protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a evitar doenças degenerativas, como o câncer.



Embora mais pesquisas precisem ser feitas, alguns estudos sugerem que a vitamina C, além das antocianinas presente na amora, pode ajudar a reduzir a formação das substâncias causadoras de câncer no corpo. 


As amoras proporcionam diversos benefícios para a saúde quando consumidas na quantidade certa. (Imagem: ValentynVolkov/iStock)


2. Evita doenças cardiovasculares

As antocianinas também fazem sua parte contra a oxidação do LDL, molécula que transporta colesterol para todos os órgãos. Com isso, evitam a formação de placas nos vasos sanguíneos, quadro que pode desencadear derrame e infarto.


A amora é também rica em potássio, sal mineral importante para o coração. O nutriente facilita a dilatação dos vasos sanguíneos e induz a eliminação de sódio pelos rins. Com isso, ajuda a controlar a pressão arterial e previne os males da hipertensão.



3. Auxilia o sistema digestivo

Por fim, o sistema digestivo e o nosso humor também se beneficiam da pectina, outra maravilha da amora e de outros frutos roxos. O composto é muito importante para a digestão por facilitar a síntese de proteínas e regula a absorção de carboidratos. Como é um tipo de fibra alimentar, ao ser consumida e entrar em contato com água, forma uma espécie de gel que dificulta a absorção de gorduras e diminui a fome, nos deixando com sensação de satisfação.


4. Ajuda na perda de peso

Por ter uma baixo índice glicêmico e uma grande quantidade de fibras, a amora é uma fruta que ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer. Sendo assim, ela pode ser uma boa aliada para quem quer perder peso. 


5. Ajuda a manter uma boa saúde bucal

Segundo um estudo, o extrato de amora possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias contra alguns tipos de bactérias que causam doenças bucais. Embora mais estudos sejam necessários para confirmar os benefícios para a saúde bucal, os pesquisadores sugerem que o extrato de amora pode ajudar até mesmo a prevenir e controlar doenças gengivais e cáries.



6. Contribui para uma boa saúde cerebral

De acordo com uma revisão de estudos publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, frutas silvestres como a amora ajuda a melhorar a saúde cerebral, prevenindo a perda de memória causada pelo envelhecimento. A pesquisa aponta que os antioxidantes presentes nas frutas silvestres ajudam a combater os radicais livres, alterando a forma como os neurônios se comunicam. De acordo com o estudo, isso pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, que pode levar a problemas cognitivos e motores comuns ao envelhecimento.

Nenhum comentário: