quinta-feira, 16 de junho de 2022

Feriadão tem retorno de instabilidades

 


Chuvas podem ser acompanhadas de vendavais e queda de granizo
Por:  -Aline Merladete


A formação de um sistema de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai ao longo desta quinta-feira (16/06) vai trazer mudanças no tempo sobre o território nacional.  Além dessa condição, a forte atuação dos Jatos de Baixos Níveis – correntes de vento que trazem o ar quente e úmido da região amazônica para o sul do país – também contribui com  o fortalecimento dessas instabilidades.  



Essas chuvas vão surgir entre o final de quinta e madrugada de sexta-feira.  A princípio, as instabilidades ficam confinadas sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, formando-se na noite de quinta, sem provocar chuvas significativas.


Contudo, na madrugada de sexta a frente fria ganha corpo e avança de forma mais expressiva. As chuvas vão ocorrer sobre todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 


O ambiente estará altamente favorável para temporais e com potencial para eventos de tempo severo como queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. 


As áreas mais à oeste nessa região, tem o maior potencial para o registro destes eventos expressivos. Até sexta os acumulados podem superar a marca dos 80 mm ao norte do Rio Grande do Sul e até 50 mm na parcela central do Mato Grosso do Sul. 


A tendência é de que o sistema continue avançando ao longo de sábado, chegando a até o estado de São Paulo, levando chuvas para o sul do Mato Grosso e sul do Goiás. Em São Paulo as chuvas podem ser intensas, mas em Mato Grosso e Goiás a perspectiva é de instabilidades mais fracas e pontuais.


Sobre as Temperaturas


Entre sexta e  sábado, com o avanço da frente fria para os estados do centro-oeste e sudeste, o tempo vai limpar no sul do país. Isso acontece devido à incursão de uma nova massa de ar polar, que novamente vai derrubar as temperaturas na região. 


A expectativa é de temperaturas próximas de 0°C no sul do Rio Grande do Sul e nas serras Catarinense, com a possibilidade de formação de geadas. No entanto, as condições para geadas são mais expressivas entre a noite de sábado e madrugada de domingo. 


Próxima semana.


No decorrer da próxima semana a perspectiva é de que as chuvas ganhem força sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, particularmente até a próxima quarta (22/06). E seguindo a tendência das projeções, podemos ter o retorno de instabilidades para o sul do país entre a próxima quinta (23/06) e final de semana. 


Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

Nenhum comentário: