quinta-feira, 9 de junho de 2022

Crianças são foco da vacinação contra Influenza e Sarampo

 


Coordenadora aponta que público entre 5 a 11 anos está abaixo de 30% de imunização

LÉO RIBEIRO


Crianças, de 5 a 11 anos, neste Dia Nacional de Imunização (09) estão na mira da vacinação da Secretaria de Estado de Saúde, que pede para os pais levarem suas crianças para atualizar a caderneta de vacinação.  


Na manhã desta segunda-feira (09), a Coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, esteve no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad com o Zé Gotinha para sensibilizar os pais quanto à importância da manutenção da caderneta vacinal atualizada dos filhos.  


"Então hoje é um dia alusivo, e a gente vem pedir aos pais que realmente busquem uma unidade de saúde, que levem a caderneta para o vacinador fazer uma vistoria e ver o que está atrasado, e fazer essa atualização", comenta.  


Ana Paula Rezende ressalta que, nas campanhas contra Influenza e Sarampo, o índice de cobertura ainda na casa de 70% se deve à baixa adesão do primeiro grupo, entre 5 e 11 anos.  


Ela lembra que, atualmente o Estado e País vivem um momento epidemiológico grave, com óbitos de Covid, fora o tempo frio já com sensação de inverno, quando os vírus respiratórios ficam em alta.  


"E as maiores vítimas são as crianças, as maiores acometidas. Então a gente pede para que os pais busquem e realmente atualizem a caderneta vacinal. Seja de crianças maiores de cinco anos, que já podem tomar contra a Covid; maiores de 06 meses, contra a influenza e as demais vacinas da rotina".  


Diretora do CEI Zedu, Eliane Flores ressaltam a importância das crianças serem vacinadas, para a própria segurança dos pequenos e também dos profissionais que trabalham nas escolas.  


"A carteirinha de vacinação em dia é fundamental, até mesmo pra fazer a matrícula a gente tem essa exigência. A gente percebe que, todo mundo vacinado, protege muito mais o coletivo", pontua. 


Sobre a ação do Dia da Imunização, com a figura do Zé Gotinha, ela aponta o efeito benéfico nos pequenos. "É muito importante. As crianças vêem, se alegram e até pedem para os pais, que tem que vacinar", afirma a diretora. 


campanha estendida

Com público próximo de 300 mil crianças aptas à receber a vacina, a cobertura da campqanha da Influenza e Sarampo ainda está abaixo de 30%, o que impede que Mato Grosso do Sul alcance a meta ideal de imunização, que seria 90%.  


Ana Paula lembra que a campanha de vacinação contra Influenza foi estendida em Mato Grosso do Sul, e que após o fim do prazo, toda a população terá acesso nos postos.  


"A campanha se estendeu, a da Influenza vai até dia 24 de junho, e dia 25 a gente vai abrir para a população geral", diz ela, lembrando que a população da campanha é realmente mais vulnerável.  


"A gente pede que essas pessoas, elencadas nesse grupo, façam a busca da vacina nas unidades e se vacinem", finaliza.

Nenhum comentário: