terça-feira, 9 de novembro de 2021

Mudança climática tem causado morte de abelhas

 



Doença mais grave, causada pelo ácaro Varroa, aumentou com alta das temperaturas
Por:  -Eliza Maliszewski


As colônias de abelhas melíferas em todo o mundo sofreram de uma série de doenças prejudiciais. Um novo estudo forneceu pistas sobre como a mudança nos padrões climáticos pode estar causando doenças nas colônias do Reino Unido. Publicando suas descobertas na revista Scientific Reports, a equipe liderada pela Universidade de Newcastle descobriu que a doença mais grave das abelhas, causada pelo ácaro Varroa, aumentou com o aumento das temperaturas climáticas, mas foram reduzidas durante chuvas fortes e ventos.



Os dados coletados em visitas a mais de 300.000 colônias de abelhas melíferas destacaram como a prevalência de seis doenças importantes das abelhas melíferas interagiu de diferentes maneiras com a chuva, temperatura e vento.


Líder do estudo, Ph.D. O estudante Ben Rowland, da Escola de Ciências Naturais e Ambientais da Universidade de Newcastle, disse: "Nossa análise mostra claramente que o risco de uma colônia contrair uma das doenças que examinamos é influenciado pelas condições climáticas vividas por essa colônia. Nosso trabalho destaca alguns aspectos interessantes contrastes; por exemplo, a chuva pode fazer com que uma doença se torne mais comum, enquanto outra se torna mais rara. "


O professor Giles Budge, que lidera o Grupo de Evidências e Políticas de Modelagem da Universidade de Newcastle e é um autor sênior do artigo, disse: "Há muito tempo sabemos que o clima pode influenciar a capacidade das abelhas de deixar a colmeia e procurar alimento, mas entender melhor como nosso clima pode influenciar as doenças das abelhas é fascinante! Este novo conhecimento nos ajudará a prever como as doenças das abelhas podem ser influenciadas por futuras mudanças climáticas. ".

Nenhum comentário: